Com o objetivo de promover amplo debate com segmentos da sociedade sobre a redução das desigualdades regionais, será realizada em Goiânia, a 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional no período de 2 a 4 de outubro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A promoção do evento é do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), em conjunto com o Ministério da Integração Nacional e o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

As inscrições são gratuitas e abertas à comunidade. Os organizadores esperam a participação de representantes dos quatro segmentos da sociedade: poder público (estadual e municipais), sociedade civil, setor empresarial, e instituições de ensino superior, pesquisa e extensão. Para se inscrever basta acessar o site da Segplan, banner Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional.

Durante a conferência serão promovidos debates e painéis em quatro eixos temáticos: Governança e Participação Social e Diálogo Federativo; Financiamento do Desenvolvimento Regional; Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade e Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável.

ELEIÇÕES DE DELEGADOS

Os participantes dos grupos de trabalho também elegerão 14 delegados, sendo quatro representantes da sociedade civil, quatro do poder público, três do setor empresarial e três de instituições de ensino superior, pesquisa e extensão.

Os delegados eleitos representarão o Estado de Goiás nas Conferências Macrorregionais, a serem realizadas de 12 a 14 de novembro, e na I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional a ser realizada de 12 a 14 de dezembro, em Brasília.

São parceiros na realização da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional: a Agência Goiana de Desenvolvimento Regional (Agdr), Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socieconômicos (IMB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).