HC promove campanha de doação de órgãos e tecidos

Diário da Manhã – 26/09/2012

O Hospital das Clínicas da UFG promove nesta quarta-feira (26) Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos. A ação faz parte do Dia Nacional de Doação de Órgãos comemorado amanhã e terá início às 8 horas, no hall de entrada do HC. A campanha é realizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HC (CIHDOTT) em parceria com a Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Goiás e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo).

Às 9 horas, haverá os depoimentos de duas crianças que foram transplantadas - Samuel Expedito Alves Oliveira (11 anos) e Tarcileide Pereira de Oliveira (14 anos) – e de uma criança que aguarda na fila de transplantes – João Pedro de Jesus Roberto.

 

Em seguida, às 10 horas, serão exibidos dois filmes sobre o assunto: Uma prova de amor e Em busca do coração de David e exibição de slides. O encerramento se dará às 13 horas com a distribuição de panfletos informativos aos profissionais e pacientes do HC.

 

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) mostram que foram realizados no Brasil, no primeiro semestre de 2012, 3.703 transplantes de órgãos, 19.266 transplantes de tecidos e 862 transplantes de medula óssea. Apesar disso, ainda existem mais de duas mil pessoas aguardando na fila de transplantes no estado de Goiás. Por isso, é preciso conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.