À espera de um transplante salvador

Campanha do HC quer mobilizar a população para a importância de ser doador. Em Goiás, 2.300 pessoas aguardam na fila

 

O Popular – 26/09/2012

Com apenas um ano e três meses de vida, o pequeno João Pedro de Jesus Roberto já enfrenta problemas de gente grande. Portador de insuficiência renal crônica, a rotina de Joilzy Piedade de Jesus Roberto e seu filho se resume a hospitais e exames.

A criança já foi submetida a 11 cirurgias e faz sessões de hemodiálise três vezes por semana. Além dos procedimentos, João Pedro sente vários efeitos colaterais. Vômitos, quedas de pressão e até mesmo infecção generalizada são problemas que aumentam ainda mais a angústia da mãe de João Pedro.

 

O problema de saúde surgiu ainda na gravidez. Com a má formação renal, a urina do bebê não saia para a barriga da mãe. O líquido se acumulou no órgão, agravando a situação. “Na oitava semana de gestação, os médicos já não tinham esperança de que ele pudesse sobreviver após o parto”, lembra. Após o nascimento, foram 12 dias de internação na UTI. João Pedro superou mais esta etapa e, desde então, trava uma luta constante por sua própria sobrevivência.

 

Campanha

 

A história de João Pedro é uma dentre inúmeras outras de um grupo de pessoas em uma situação bastante delicada: aquelas que necessitam de um transplante de órgãos. O filho de Joilzy passa por uma bateria de exames preparatórios e, após a avaliação de médicos em São Paulo, deve ser o próximo a ingressar na fila de espera por um doador.

 

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital das Clínicas da UFG (CIHDOTT) realizou nesta quarta-feira (26) uma campanha de doação de órgãos e tecidos. A campanha teve ainda parceria da Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Goiás e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo).

 

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), foram realizados no Brasil, no primeiro semestre de 2012, 3.703 transplantes de órgãos, 19.266 transplantes de tecidos e 862 transplantes de medula óssea. Apesar disso, só no Estado de Goiás ainda existem 2.300 pessoas aguardando na fila de transplantes.