Secretaria da Saúde promove evento sobre Césio-137

No dia em que a Secretaria da Saúde de Goiás  promove evento lembrando os 25 anos do acidente com o Césio 137 - amanhã, será divulgado o primeiro Boletim Epidemiológico sobre o acidente que marcou a capital goiana.  Para comentar os dados do Boletim, Rafael Solto, gerente do Centro de Excelência em Ensino, Pesquisa e Projetos – Leide das Neves Ferreira, concede entrevista coletiva amanhã, às 8 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

O Boletim Epidemiológico é uma ação integrada entre o Centro de Pesquisa e Projetos e o Centro de Assistência aos Radioacidentados. É uma fonte de informação capaz de auxiliar nas tomadas de decisões por parte dos gestores em saúde, além de ser instrumento que poderá subsidiar ações que direcionem para uma melhor qualidade de vida da população exposta ao acidente com o Césio 137. 

Dentre as informações contidas no documento estão o número de pessoas que atualmente são atendidas; o impacto do acidente na saúde dos Radioacidentados; os transtornos psíquicos; a mortalidade; a descrição de atendimento no Cara e outros aspectos. 

O Evento 

O evento desta sexta-feira visa promover um Resgate Histórico do maior acidente radioativo do País. Das 8h às 18h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, serão realizados palestras, ciclo de debates e programação científica. Contará com a presença de autoridades diversas, representantes dos radioacidentados e  200 pesquisadores ligados à Fapeg. Também estarão presentes aproximadamente 500 estudantes, dos níveis fundamental e médio de escolas públicas, além de estudantes das escolas particulares, servidores públicos e jornalistas que participaram da cobertura do acidente e seus desdobramentos. 

Durante a realização do evento, a SES irá distribuir uma revista produzida especialmente para o evento. Com 54 páginas, a publicação trará depoimentos dos radioacidentados e reportagens sobre o acidente e suas consequências, o  depósito dos rejeitos, artigos científicos e entrevistas especiais com pessoas que atuaram diretamente na descontaminação de Goiânia e atendimento às vítimas. 

No Centro Cultural Oscar Niemeyer estarão expostos painéis com capas de jornais da época e reproduções das pinturas e desenhos da Série Césio, do artista plástico Siron Franco. 

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promovido pelo Governo de Goiás, em parceria com as secretarias de Educação (Seduc), Ciência e Tecnologia (Sectec), Cidades (Secidades), Cultura (Secult) e Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg). Apoios: Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Associação das Vítimas do Césio 137, UFG, PUC-GO, UEG, Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Agência Nacional do Cinema (Ancine Goiás), UniEvangélica, Fundação Jaime Câmara e Agência Goiana de Comunicação (Agecom).

Source: Diário da Manhã