De que vivem os principais políticos?

Levantamento aponta atividades que os políticos já ocuparam ou ainda ocupam além do poder

Prefeitos, governadores, deputados, senadores e vereadores exerceram outras atividades antes de iniciar na carreira política. Muitos acreditam que “uma vez político, sempre político”, mesmo com outras ocupações.

Para saber de que vivem quando retornam a vida comum, o DM fez um levantamento que aponta o que os principais políticos fazem quando deixam de ocupar o poder ou o que vão fazer depois os que atualmente exercem cargo político. Grande parte se dedica à atividades agropecuárias.

Iris Rezende tem mais de 50 anos de política. Foi vereador, deputado estadual, senador, prefeito por três vezes e governador duas vezes. Antes de ocupar o governo de Goiás, exerceu a advocacia por dez anos. Iris é agropecuarista em Goiás e Mato Grosso, onde cria gado e planta soja.

O prefeito Paulo Garcia, reeleito em Goiânia, começou na vida política em 2000 como secretário de organização do PT em Goiânia. Garcia é médico neurocirurgião formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Vanderlan Cardoso, ex-prefeito de Senador Canedo, além de político é empresário. Vanderlan possui indústrias no ramo de alimentação, higiene pessoal e um sistema de transporte e distribuição.

Jardel Sebba, prefeito de Catalão, é médico formado pela Universidade Federal Fluminense e pecuarista. Jardel presidiu a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás em 2004 e 2005 e foi presidente do Legislativo em 2007.

Helder Valin foi vereador em Goiânia, está em seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual e foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Fora a vida política, Valin é empresário na área de construção civil.

Alcides Rodrigues é médico, formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Antes de ser governador do Estado, Alcides foi deputado estadual, prefeito de Santa Helena e vice-governador na gestão de Marconi Perillo por sete anos. Alcides se dedica hoje às atividades agropecuárias em Santa Helena e Acreúna.

Maguito Vilela, prefeito reeleito de Aparecida de Goiânia, além de político é advogado e agropecuarista. Maguito foi governador de Goiás em 1995 e senador em 1998.

Antônio Gomide, prefeito reeleito em Anápolis, exerceu a Odontologia antes da política. Antes da Prefeitura de Anápolis, Gomide fez diversas especializações na área odontológica, foi vereador do Município de Anápolis e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Anápolis.

Pedro Wilson Guimarães, um dos fundadores do PT em Goiás, foi vereador, deputado federal e prefeito de Goiânia. Além da carreira política, Pedro Wilson exerceu a advocacia, foi professor e reitor da Universidade Católica de Goiás além de ser sociólogo.

O deputado federal Ronaldo Caiado, além da carreira política, foi médico especialista em cirurgia da coluna há 34 anos e agropecuarista. Caiado, membro de família de produtores rurais e políticos de Goiás, representa a Frente Parlamentar da Agropecuária.

Iram Saraiva, presidente da Câmara Municipal de Goiânia, além da extensa carreira política e da aposentadoria pelo Tribunal de Contas da União, foi professor as áreas de História e Direito da Fasam, Faculdade Sul-Americana, de propriedade de sua família.

Irapuan Costa Júnior, ocupou o governo estadual em 1975, foi prefeito de Anápolis, senador, deputado federal e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. Irapuan é engenheiro e proprietário de uma usina hidrelétrica em Caiapônia.

Ary Valadão, também governador, em 1979, tem formação em Direito, mas pouco exerceu sua profissão. Hoje dedica-se às atividades agropecuárias em sua terra natal, Anicuns, possui fazenda no Estado do Tocantins, cria gado e tem uma pequena indústria da cachaça “Atitude”.

Fonte: Diário da Manhã

URL relacionada: http://www.dm.com.br/texto/81865-de-que-vivem-os-principais-polaticos