Seleção começa com prova bem elaborada
Exame foi marcado pela interdisciplinaridade. Mais uma vez, a prova de Física é apontada pelos alunos como a mais difícil
Uma prova bem elaborada, com foco na interdisciplinaridade e na interpretação de textos, exigindo do aluno menos memorização e mais conhecimento geral. Esta é a opinião de vários professores sobre a prova de 90 questões da primeira etapa do Vestibular 2013/1 da Universidade Federal de Goiás (UFG), ocorrida neste domingo. Cerca de 31,6 mil estudantes, que concorrem a mais de 5 mil vagas, fizeram a prova envolvendo conteúdos de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática e Química.
As questões de Física foram apontadas como as mais complicadas por alguns dos alunos ao deixarem os locais de prova. “Pode-se dizer que a prova apresentou interdisciplinaridade, contextualidade e grau de dificuldade de moderado a difícil”, concordou o professor da área, Ormezindo Parreira. Alguns estudantes comentaram que Química também não foi nada fácil. O professor Marcos Araújo considerou a prova mal distribuída. “Houve apenas uma única questão de química orgânica”, afirmou. Para o professor, duas questões não foram bem elaboradas, uma envolvendo radioatividade e outra que tentou relacionar a Revolução Francesa com as transformações químicas.
Abstenção
Segundo o Centro de Seleção da UFG, 13,8% dos vestibulandos inscritos não apareceram nos locais de prova. Para a presidente Luciana Freire, o índice alto - na primeira etapa do vestibular 2012 foi de 6,4% - deve-se, principalmente, à coincidência de provas de outras instituições. Poucos alunos deixaram de fazer prova por atraso.
O gabarito preliminar foi divulgado ainda neste domingo, após o encerramento da prova, mas o oficial será conhecido no dia 23 deste mês no sítio www.vestibular.ufg.br. Nesta data será divulgada a lista dos aprovados nesta primeira etapa. As provas da segunda fase, discursivas, serão aplicadas nos dias 3 e 4 de fevereiro. O resultado final deve sair no dia 17 de março, conforme prevê o Centro de Seleção da UFG.
Trânsito
Nenhuma intercorrência foi registrada pelo Centro de Seleção da UFG durante a aplicação da prova. “Foi tudo muito tranquilo”, comentou Luciana Freire. Se no âmbito da UFG, tudo funcionou sem problemas, o mesmo não pode ser dito sobre o tráfego nas proximidades dos locais de provas.
Após o encerramento da primeira etapa do vestibular, regiões como a Praça Universitária, onde milhares de estudantes fizeram vestibular, o trânsito ficou lento. No logradouro, que abriga uma feira especial aos domingos, um grande número de veículos se espremia entre ônibus, táxis e carros estacionados pelas calçadas dividindo espaço com vestibulandos.
Muitos estudantes vieram do interior do Estado e seus familiares aguardaram o término da prova. Nos orelhões, houve filas para chamadas telefônicas.
Professores elogiam nível das questões
De uma maneira geral, os professores que preparam os vestibulandos elogiaram a prova inicial do Vestibular 2013 da UFG. O exame foi composto por 90 questões de nove disciplinas diferentes. As questões de Matemática, por exemplo, em mais de 50% apresentaram interdisciplinaridade com outras disciplinas, “Para responder a alternativa correta, o estudante tinha que ter bom poder de interpretação e raciocínio lógico”, comentou o professor Permínio Albuquerque, que considerou razoável o índice de dificuldade. Para ele, entretanto, a prova teve pouco conteúdo proposto no edital. “A prova expressa uma qualidade mais refinada em relação aos anos anteriores”, disseram Lúcio e Maurício Tovar, professores de Biologia.
Mirelli Costa, que ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, explicou que nas questões da primeira disciplina, “o papel do jovem no cenário democrático prevaleceu como temática”, já na segunda, “a teoria literária aplicada ao texto e ao conhecimento foi valorizada”.
Vocabulário
Eduardo Lobos Sepulveda, professor de Espanhol, comentou que a prova de sua disciplina exigiu do aluno um conhecimento de vocabulário abrangente. “Não há semelhança entre os temas escolhidos, mostrando a diversidade contextual”.
A prova de Inglês também foi abrangente na opinião do professor Willian. “Exigiu habilidade linguística e de raciocínio”, afirmou.
Para o professor de História, Rodrigo França, “na questão que aborda a história de Goiás, a imagem do plano urbanístico original de Goiânia, de Atílio Correia Lima, enriqueceu o enunciado com a linguagem visual”.
Bruno Alves e Rocha, que ministram aulas de Geografia, disseram que as questões da disciplina apresentaram grau de dificuldade de médio a baixo. “Foi uma prova diversificada em temas”. Surgiram questões envolvendo desde a Coréia do Norte até geografia de Goiás.
Source: O Popular
Related Url: http://www.opopular.com.br/cmlink/o-popular/busca?q=ufg |
---|