Sons de amor e saudade

Num cenário com discos de vinil pendurados no teto, chuva de partituras e fotos de compositores famosos, um concerto com canto lírico, violino e piano une música erudita a temas como amor e saudade. Trata-se do projeto Concerto Sesc Partituras, que traz o violinista Anderson Rocha, a pianista Andréa Luísa Teixeira e o tenor Adriano Pinheiro, músicos eruditos de Goiânia com carreira reconhecida no Brasil e no exterior, ao palco do Sesc Cidadania hoje, às 20 horas. O concerto de entrada franca tem um repertório de músicas brasileiras do período romântico do século 19 e ainda peças contemporâneas.

Segundo Andréa Luísa Teixeira, as peças do repertório integram o banco de partituras editadas e revisadas que o Sesc disponibiliza gratuitamente em seu site. Ela diz que tocar e cantar neste concerto é um desafio, pois os músicos convidados interpretarão obras que não integram seu repertório tradicional. “Nem todas as partituras têm áudio ou imagem disponíveis. O Sesc também documenta os concertos, que são gravados, para poder disponibilizar estas mídias e não apenas as partituras”, explica. A ideia é divulgar a música erudita brasileira fora do País e facilitar os estudos dos estudantes e professores de música.

A apresentação, que tem curadoria da professora Denise Zorzettie, coordenadora do curso de Música da UFG, foi divida em duas partes. Primeiro será realizado o concerto para violino e piano, com Anderson Rocha no violino e Andréa Luísa no piano. Depois é a vez de Adriano Pinheiro dividir o palco com Andréia Luísa, em peças de Alberto Nepomuceno e Ernesto Nazareth.

O momento teatral do concerto é de Danilo Alencar, diretor do Grupo de Teatro Arte e Fatos. Ele assina um texto, que será interpretado pela atriz Cristiane Cabral, inspirado na obra de Manoel de Barros e Guimarães Rosa.

Os instrumentistas

Responsável pelo programa, o violinista Anderson Rocha é mestre em violino pela Louisiana State University (EUA) e em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Ele já integrou formações sinfônicas e grupos de câmara como a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra de Câmara da Unesp (SP), a Mississippi Symphony Orchestra (EUA), entre outras.

Em São Paulo, nos anos 1990, Anderson Rocha foi colega de Adriano Pinheiro no Teatro Municipal de São Paulo, onde o violinista integrava a orquestra e Adriano o coro. Aos 49 anos, o violinista é professor da UFG desde janeiro.

Professora da UFG, Andréa Luísa Teixeira é doutoranda na Universidade Nova de Lisboa, pianista e pesquisadora do ITS – PUC/GO. Entre os 18 prêmios conquistados por ela, estão o 3º lugar no Concurso Internacional de Piano Maryse Cheillan e o de melhor intérprete no Concurso Nacional Villa-Lobos (São Paulo).

Concerto: Sesc Partituras

Data: Hoje, às 20 horas

Local: Sesc Cidadania. Rua C-197, esquina com Avenida C-198 e Rua C-224, Jardim América

Informações: 3221-0693