Alteração do Plano Diretor é aprovado em meio a confusão
Revisão propõe mudanças relativas ao sistema viário, a ocupação de grandes áreas e a drenagem urbana
Foi aprovado por 24 votos a 7 a alteração do Plano Diretor. O projeto de revisão tem como proposta a primeira atualização da lei complementar 171, que determina as normas urbanísticas do município e sua regulamentação. O texto traz alterações relativas ao sistema viário, a ocupação de grandes áreas e a drenagem urbana.
A votação, que aconteceu na Câmara Municipal, foi marcada por protestos e confusão. Cerca de 230 manifestantes, entre alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) – dos cursos de arquitetura e geografia - e integrantes de entidades de proteção ao meio ambiente, protestaram durante toda a sessão.
O grupo, afirma que a execução de uma das alterações apresentadas pode prejudicar mananciais e nascentes existentes próximas da Avenida Perimetral Norte. Essa alteração prevê a criação de galpões e a instalação de indústrias a cerca de 350 metros da avenida que são próximos do Ribeirão João Leite e Meia Ponte.
Todas as emendas apresentadas foram rejeitadas e logo após o vereador Djalma Araujo (PT) apresentar requerimento solicitando a suspensão da tramitação do projeto por 90 dias e ter o pedido foi rejeitado por 22 votos a 7, os manifestantes tentaram invadir o plenário por uma porta lateral, o que gerou confronto entre os manifestantes e os seguranças da Câmara. Após a confusão os manifestantes voltaram para a galeria e continuaram protestando.