Para que serve a geografia?

A geografia é considerada como uma das disciplinas mais antigas, já foi chamada de história natural na antiga Grécia, posteriormente foi herdada pelos árabes e a partir do século XV passou a ser mais utilizada, mas somente no século XIX passa a ser reconhecida como ciência, sendo ensinada e praticada em universidades europeias, com grande contribuição das escolas Alemã com Humbort e a Francesa com Ratzel. No Brasil a profissão dos geógrafos começou a partir dos anos 1930 e 1940 quando foram criados o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e IGH – Instituto Geográfico e Cartográfico. Com o surgimento da AGB – Associação dos Geógrafos Brasileiros, em 1934 iniciam os cursos de Geografia na Faculdade de Ciências e Letras da USP. No entanto somente em 1979 através da lei nº. 6664/79, é que foi regulamentada a profissão de geógrafo.

Ao longo das últimas décadas surgiram diversas faculdades que ministram cursos de geografia, com destaques em Goiás para UFG, UEG, PUC e Unifan que ministram Bacharelado e/ou Licenciatura. O profissional licenciado está apto para ser professor de escolas públicas e particulares nos nível fundamental e ensino médio, e com especializações poderá a docência universitária, de acordo com as exigências em níveis de especialização, mestrado ou doutorado.

O Bacharel em Geografia (este possui registro no Crea, além de assinar, poderá também atuar em diversas áreas tais como: planejamento urbano, meio ambiente, geoprocessamento, cartografia, geomorfologia, hidrologia, enfim, o campo da geografia é muito largo. O profissional graduado poderá atuar em diversas áreas, pois tem conhecimento teórico em geopolítica, planejamento e gestão territorial, análise de condições hidrológicas, do solo e climáticas, política agrária, migração e imigrações, estudos de impactos ambientais em zonas urbanas e rurais, atuar como pesquisador para elaboração de relatórios sobre áreas da educação, população, meio ambiente, espaço urbano, trânsito, cultura, turismo, etc.

Ambos, bacharelados e licenciados poderão atuar como professores universitários, em órgãos governamentais no âmbito Municipal, Estadual e Federal, por ex: Ibama, Embrapa, IBGE, Incra, Petrobras, Ministério das Cidades, da Educação, do Desenvolvimento Social, do Trabalho, da Integração Nacional, dos Transportes, órgãos de trânsito, das águas, e até mesmo empresas privadas e órgãos que necessitam de técnicos para levantamentos e estudos sobre a ciência geográfica, que é dividida em cinco categorias de análises: espaço, território, lugar, paisagem e região.

Mas, para que mesmo serve a geografia? Para muitas pessoas a geografia é tida como uma disciplina que estuda os mapas, cidades, países, rios, montanhas, etc. Na verdade é, mas não somente isto, conforme abordado neste artigo. A geografia é uma ciência que estuda diferentes áreas do conhecimento, humanas e físicas. Segundo o geógrafo francês LACOSTE, Yves. “A geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra.” Em suas palavras ele afirma que é um instrumento para operações militares, pois em uma guerra é necessário ter informações e estratégias de combinações geográficas, das relações entre os homens e as condições naturais. Além disso, por estar ligada a práticas políticas e militares, deve ser utilizada para autodefesa do Estado.

Neste dia 29 de maio é comemorado o dia do geógrafo, mesmo sendo poucos os profissionais no Brasil, mas pela importância que tem a sociedade, estes deveriam ser mais valorizados uma vez que lidam e contribuem para formação das crianças independente de classe social, e é um profissional que leva as pessoas a ter um senso critico reflexivo, com um olhar global aos problemas socioeconômicos e ambientais, buscando as soluções viáveis para melhoria do meio em que vivemos.

Fonte: Diário da Manhã