Partidos apostam em renovação
Articulações das siglas para a disputa sugerem novos nomes para as eleições proporcionais do próximo ano
Às vésperas do prazo final de filiação de pré-candidatos às eleições de 2014, os partidos se movimentam intensamente de olho nas disputas para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa. As articulações apontam para a possibilidade de maior renovação na bancada federal, já que novos nomes considerados fortes vão encarar a disputa (veja quadro).
Pelo menos 13 pré-candidatos são tidos por seus partidos como promessas na corrida à Câmara. Enquanto isso, pelo menos seis dos que ocupam atualmente cadeira na bancada goiana não devem disputar a reeleição, seja por conta de desgastes e poucas chances de vitória ou por disposição para alçar voos mais altos.
Na Assembleia Legislativa, as informações até agora apontam que todos os deputados devem disputar reeleição, à exceção de Daniel Vilela (PMDB) e Mauro Rubem (PT), que podem tentar vaga na Câmara.
Apenas dois deputados mudaram de partido. As legendas ainda buscam novos nomes que possam colaborar com o quociente eleitoral. Ao menos oito pré-candidatos são apontados como fortes pelos partidos (veja quadro).
Especulações apontavam a possibilidade de o presidente da Assembleia, Helder Valin (PSDB), disputar cadeira na Câmara ou articular vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas no último dia 11, o tucano divulgou nota em que garante ser candidato à reeleição. “Essas informações não procedem e estão me causando grandes prejuízos políticos. São intrigas com o claro objetivo de minar a minha candidatura”, afirmou.
Embora grande parte das movimentações já tenha ocorrido nas últimas duas semanas, com troca de partidos e novas filiações, algumas siglas garantem surpresas para a reta final. O prazo termina no dia 5 de outubro, um ano antes das eleições.
O presidente do PSDB goiano, Paulo de Jesus, diz que deve anunciar os novos filiados em conjunto, até terça-feira. Segundo ele, há nomes fortes para as eleições proporcionais.
O presidente do PP estadual e vice governador José Eliton afirma que o partido já reuniu 64 pré-candidatos a deputado federal ou estadual.
A cúpula do PMDB garante que, mesmo com a crise política que atinge o presidente estadual, deputado Samuel Belchior, o partido tem conseguido filiar novos nomes para as eleições ao Legislativo. Na semana passada, o partido anunciou a filiação de dois nomes que devem disputar vaga na Câmara: o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Paulo Teles, e o cantor José Rico, da dupla com Milionário. As duas filiações foram abonadas pelo ex-governador Iris Rezende.
A filiação de destaque do PT foi do reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, que deve disputar vaga na Câmara. O subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto, também deve tentar cadeira de deputado federal. No acerto interno, a deputada Marina Sant´Anna disputaria vaga na Assembleia Legislativa. Além de Mauro Rubem, o vereador Tayrone Di Martino também pode entrar na briga pela Câmara. Essa última possibilidade, no entanto, é considerada mais remota pelos petistas.
Source: O Popular