Início das provas do vestibular da UFG é tranquilo, em Goiânia
Começou de forma tranquila, pontualmente às 13h10 deste domingo (10), as provas da primeira fase do vestibular 2014/1 da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Para ter acesso às salas de prova, os estudantes enfrentaram filas e tiveram que passar por detector de metais. A entrada com aparelhos eletrônicos, como celulares, foi proibida. Apesar do grande movimento, tudo aconteceu de forma organizada e não houve tumulto.
Apesar da tranquilidade, alguns atrasados acabaram perdendo a oportunidade de fazer o exame. É o caso do estudante Wolney Vieira Xavier, de 18 anos, que iria prestar para matemática. "Não estou acreditando. Sai de casa com quase duas horas de antecedência. Não imaginava que isso fosse acontecer”, lamenta.
O candidato conta que mora no Setor Central e o atraso aconteceu porque o ônibus demorou a passar e o trânsito estava lento da região da Praça Cívica, devido a um acidente. Na região do Campus Samambaia, no Setor Itatiaia, o trânsito também ficou lento, mas não foi registrado nenhum acidente.
Vestibular
Segundo a UFG, mais de 30 mil candidatos se inscreveram para a primeira etapa do vestibular. A prova objetiva, com 90 questões, é aplicada na capital e em Catalão, Jataí e Cidade de Goiás.
Neste ano, o vestibular da UFG este ano está ainda mais concorrido. Como 50% das vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do governo federal que realiza seleção unicamente com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em vez de 6 mil vagas, como ocorria anteriormente, os candidatos vão disputar 3.090 vagas no processo seletivo convencional.
O curso de medicina é o mais concorrido, com 104,58 candidatos por vaga. Em segundo lugar está o curso de engenharia civil, com 70,35 candidatos por vaga. Na sequência aparecem direito matutino (52,03), psicologia (43,22), odontologia (41,57), e direito noturno (39,6). As vagas são distribuídas em 140 cursos nas unidades de Goiânia, Jataí, Catalão e cidade de Goiás.
Resultado
O gabarito deve ser divulgado logo após o término das provas, ainda neste domingo. O candidato que não concordar com as respostas pode entrar com recurso até terça-feira (12). “Segunda e terça-feira ele pode impetrar recurso contra o gabarito que é divulgado logo após o término das provas”, afirma a coordenadora do Centro de Seleção.
O resultado da primeira etapa está previsto para ser divulgado no dia 18 de novembro. As provas da segunda etapa serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro. O teste de habilidades e conhecimentos específicos será nos dias 5 e 6 de dezembro.