Questões difíceis em química e física
Uma prova longa, mediana, mas com questões de química e física complexas. Esta foi a avaliação feita pela maioria dos estudantes que fizeram na tarde de ontem a prova da primeira etapa do vestibular 2014/1 da Universidade Federal de Goiás (UFG) ouvidos pelo POPULAR.
As questões de física e química são, historicamente, apontadas como as mais difíceis pelos jovens que almejam uma vaga na universidade pública. Para os educadores, este fato está relacionado mais à falta de familiaridade com as disciplinas do que com a complexidade em si dos testes.
Como tem acontecido nos últimos vestibulares da UFG, neste ano houve interdisciplinaridade em algumas questões. A estudante Ana Carolina Santiago de Lima, de 16 anos, candidata ao curso de Direito, destacou que o conteúdo abordado na prova estava dentro do que estudou, mas “misturado”. Ela ressalta que devido à interdisciplinaridade, não basta o aluno estudar e ter conhecimento do programa previsto no vestibular. Tem de saber aplicá-lo em outras matérias.
Grade parte dos alunos fez a prova nas unidades acadêmicas localizadas na Praça Universitária, muitas delas pertencentes à Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A realização do vestibular alterou a rotina na Praça Universitária. Dezenas de pessoas aproveitaram a grande aglomeração de estudantes e de seus responsáveis para vender água, suco, bolos, canetas, panquecas e churrasquinhos, entre outros itens.