UFG: descanso alivia tensão antes das provas
Mais de 30 mil candidatos devem fazer provas amanhã. Preparatórios na capital optam por atividades menos rigorosas, para auxiliar os alunos
Cristiane Lima
A um dia do vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG), a dica é relaxar. Dar um tempo dos livros, passear e respirar. Tudo para que o candidato a uma das mais de 3.090 vagas possa chegar tranquilo e dentro do prazo no local de prova. O vestibular da UFG ocorre amanhã em quatro cidades, para mais de 30 mil candidatos. Além de Goiânia, alunos de Catalão, Cidade de Goiás e Jataí também concorrem às vagas. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas. Não serão tolerados atrasos.
Um curso preparatório de Goiânia realiza hoje, uma aula divertida. O professor e coordenador pedagógico Regis Guimarães explica que uma dupla de humoristas foi contratada para realizar atividade para descontrair os candidatos. Mais de 350 alunos devem participar. “Vamos revisar de maneira divertida. A intenção é deixar o aluno conectado com o grupo, num momento de distração em comum com pessoas que estão passando pela mesma situação”.
Camisetas também foram confeccionadas para que os alunos se identifiquem no local de prova. Segundo o professor Regis, essa é uma ação para que os alunos se identifiquem e se sintam seguros. Mas quem não faz parte desse grupo também deve estar seguro. “O momento é de calma”, alerta. Ele também destaca que, apesar de orientar o descanso, ele indica a retomada dos estudos já na segunda-feira porque a segunda fase, com provas subjetivas, estão marcadas para os dias 1° e 2 de dezembro. O resultado da primeira fase será divulgado no dia 18 de novembro.
Ainda de acordo com o professor, o aluno, no momento da prova, deve estar ciente que é avaliado em três situações. Em primeiro lugar, o domínio do conteúdo. Depois, se o candidato tem capacidade crítica e se tem domínio emocional para conclusão da avaliação. “O estresse não adianta. O aluno passa o ano todo estudando e agora precisa se acalmar para colocar seus conhecimentos no papel na prova de domingo. Minha dica é dormir bem e estar descansado”.
O professor aconselha aos alunos a não mudarem o cardápio no dia da prova para evitar mal estar ou indigestão. A orientação é sair cedo de casa para evitar imprevistos de trânsito, já que geralmente os locais de prova ficam bastante tumultuados nas regiões onde ocorrem os certames. O candidato também deve estar atento às regras. Celulares e outros equipamentos eletrônicos não serão permitidos dentro dos locais de prova e o centro de seleção da UFG não se responsabiliza por locais ou pessoas que se ofereçam para guardá-los. O candidato também deve portar caneta esferográfica transparente de tinta preta e documento de identidade com foto.
Medicina é o curso mais concorrido, com 104 por vaga, seguido de Engenharia Civil, com 70 por vaga, e depois Direito matutino com 52, e Psicologia, com 43 por vaga. Nesse processo seletivo, das 3.090 vagas, 1.978 são para Goiânia, 511 para Jataí, 496 para Catalão e 105 vagas para a Cidade de Goiás. O restante das vagas será oferecido via Sisu, programa do governo federal que realiza seleção unicamente com a nota do Enem. No total, serão oferecidas 6.180 vagas no Processo Seletivo 2014/1 e no Sisu.
13 mil fazem hoje vestibular na PUC-Goiás
O vestibular da PUC Goiás será hoje e mais de 13 mil candidatos farão as provas no Câmpus I (Áreas 1, 2 e 5), na Praça Universitária, e no Câmpus V, no Jardim Goiás. Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. Entre os cursos mais concorridos estão Medicina, com 107 candidatos por vaga, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. São oferecidas 5.605 vagas, para ingresso no próximo ano em 45 cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológico, ofertados para o primeiro semestre “Entendemos que será melhor para os vestibulandos evitar transtornos com o trânsito e ter um prazo mais adequado para estar nas provas”, explica a pró-reitora de Graduação, professora Sônia Margarida Gomes Sousa.