Provas têm questões medianas
Professores avaliam que questões da segunda fase de concurso não apresentaram surpresas
O primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular 2014-1 da Universidade Federal de Goiás (UFG) não apresentou surpresas, de modo geral, na avaliação de professores e candidatos ouvidos pelo POPULAR. As questões foram consideradas de nível médio, mantendo a tradição da interdisciplinaridade proposta pela instituição. Ontem, os vestibulandos de todos os cursos tiveram, em comum, as provas de literatura e língua portuguesa. Candidatos do Grupo 1, da área de Exatas, fizeram, também, avaliação de química, enquanto os candidatos do Grupo 2, da área de Biológicas, responderam a questões de física e matemática. Já os inscritos na área de Humanas, dos Grupos 3 e 4, fizeram prova discursiva de matemática.
“Se comparada com anos anteriores, a prova de química para a área de Exatas foi bem tranquila. Exigiu do candidato habilidade no que diz respeito a gráficos e apresentou uma boa aplicação de questões interdisciplinares, relacionando a química com a física e a matemática”, destaca o professor Heitor Godinho, coordenador do Pré-Vestibular do Colégio Millenium Classe, que analisou a prova da UFG a pedido da reportagem, ao lado dos colegas Elísio, Silvão, Gustavo e Tarso.
Já a prova de física, aplicada aos candidatos da área de Biológicas, foi considerada pelos professores Luiz Felipe, Murilo e Omerzindo como moderada, não muito fácil, mas com boa interrelação entre os conteúdos. Eles citam, por exemplo, questões que trataram sobre o campo eletromagnético no corpo humano e sobre a quantidade de energia e calorias nos seres vivos e a interferência disso no seu metabolismo. “Foi uma prova bonita, no nível exigido para os candidatos de Biológicas”, diz Luiz Felipe.
Interpretação
Para os professores Daniel Kichese, Marcos Flávio e Jhonny, as questões de matemática apresentadas pela UFG aos vestibulandos de Biológicas também esteve dentro do esperado, com cálculo de progressão aritmética e progressão geométrica, boa abordagem de geometria plana e de porcentagem. Com relação a matemática proposta para a área de Humanas, o trio ressalta que as questões buscaram a aplicação do dia-a-dia, envolvendo o conteúdo com a interpretação de gráficos e tabelas e com temas como a dengue, por exemplo.
Entre os professores de literatura e língua portuguesa Adriano Alves, Renan Cornette e Wellington Coelho, a avaliação é de que as duas provas, comuns a todos as áreas, selecionaram, de fato, os candidatos. Eles destacaram que a prova de língua portuguesa não apresentou surpresas.
Fique atento
O resultado do vestibular deve sair até 31 de janeiro.