Inaugurações
É o momento destinado a entregar à sociedade ou a um grupo específico um novo espaço/local pronto para ser utilizado. Inclui homenagens, descerramento de placas e corte da fita inaugural.
Seguem abaixo as principais providências relacionadas ao planejamento e organização de cerimônias de inauguração na UFG.
PRÉ-EVENTO:
- Verificar a data do evento com diretor da unidade ou órgão. Ter cautela para que o evento não fique próximo ou na mesma data de outros eventos importantes da UFG;
- Elaborar a programação do evento: se haverá composição de mesa, pronunciamentos, apresentação musical, serviço de alimentação (café, almoço, coquetel ou jantar);
- Agendar evento junto ao Gabinete da Reitoria da UFG;
- Caso o local a ser inaugurado receba o nome de alguma autoridade ou ex-professor da UFG, consultar as especificações da lei LEI Nº 6.454, DE 24 DE OUTUBRO DE 1977, que dispõe sobre a denominação de logradouros, obras serviços e monumentos públicos, e dá outras providências. Além disso, informar a data, local e horário do evento a um representante do homenageado;
- Assegurar-se da limpeza e organização do local a ser inaugurado (importante: a inauguração é uma apresentação pública de um espaço pronto para ser utilizado. Portanto, não se inaugura um local em andamento. Nesse caso, denominamos o evento como "Lançamento" ou "apresentação de um projeto", com visita às obras);
- Elaborar a arte do convite (clique aqui para visualizar modelo de convite);
- Elaborar a arte da placa de inauguração (clique aqui para verificar modelo de placa);
- Preparar um banco de dados completo dos convidados - em formato planilha (nome completo, cargo e endereço), que auxiliará eventos futuros;
- Com a lista de convidados elaborada, solicitar a confecção dos convites de modo a evitar excesso ou carência de material;
- Detalhar os serviços necessários ao evento (cerimonial, decoração, alimentação, segurança, recepção, sonorização, projeção, dentre outros) e solicitar orçamentos para contratação;
- Caso o evento conte com apresentação cultural, verificar rider técnico do contratado (lista de equipamentos da apresentação) assegurando-se que o local e o momento escolhido são adequados para o tipo de apresentação;
- Solicitar ao CEGEF-UFG a confecção da placa de inauguração, conforme arte elaborada anteriormente. Obs.: encaminhar a arte com 10 dias úteis;
- Imprimir etiquetas para os convites;
- Repassar detalhes do evento com diretoria do órgão ou unidade acadêmica para verificar alterações ou sugestões;
- Providenciar a divulgação do evento junto à ASCOM da UFG com, no mínimo 10 dias de antecedência;
- Entrar em contato com fornecedores escolhidos para o evento e repassar especificações de chegada/montagem, bem como devolução de materiais;
- Visitar novamente o local do evento e conferir estrutura disponível;
- Solicitar a instalação da placa de inauguração no local;
- Encaminhar convites do evento, respeitando os prazos necessários;
- Confirmar presença de autoridades convidadas;
- Definir, junto à equipe de sonorização, músicas para o evento.
NO DIA DO EVENTO:
- Ir ao local do evento e acompanhar a chegada e montagem dos serviços contratados, incluindo apresentação musical;
- Repassar alterações na programação do evento à equipe responsável pelo cerimonial (no mínimo, 8 horas antes do evento).
PÓS-EVENTO:
Compreende a elaboração de Relatório Final que poderá servir como parâmetro para eventos futuros e para registro histórico das realizações da unidade acadêmica ou órgão. No relatório constam: a análise da participação do público, cópias de listas de presença, resultados de despesas e receitas, resultados obtidos com a divulgação (reunir as notícias publicadas sobre o evento), pontos positivos e negativos do evento e as fotos.
Essa etapa abrange ainda:
• Pagamento de fornecedores;
• Devolução de materiais emprestados;
• Envio de agradecimentos a convidados e autoridades.
MATERIAIS DE APOIO:
• Check list para eventos (clique aqui);
• Recomendações sobre Cerimonial e apresentação cultural em eventos (clique aqui);
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