Curso capacita profissionais da Saúde para atender população de rua

 08 de agosto de 2014

Teve início nesta sexta–feira, dia 08, com uma palestra do doutorando em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Tomás Gomes Melo, o Curso Intersetorial de Qualificação para Profissionais da Saúde que atuam com a população em situação de rua no Estado de Goiás. A capacitação é promovida pela Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde e acontece no período de agosto de 2014 a fevereiro de 2015. As aulas presenciais vão ocorrer na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os módulos à distância serão ministrados via plataforma moodle.

Nesta primeira edição, 60 alunos farão o curso, que tem como objetivo qualificar os profissionais que atuam com a população em situação de rua, promovendo a conscientização profissional da atenção às populações em contexto de vulnerabilidade social e em saúde. Os profissionais capacitados também assistirão as populações de rua de outros nove municípios goianos. As ações fazem parte de projeto intersetorial de qualificação para profissionais que atuam com a população em situação de rua de Goiás.

A superintendente de Política de Atenção Integral à Saúde, Mabel Cala de Rodriguez, disse que esse trabalho com a população em situação de rua é mais  difícil de ser realizado e por isso é necessário um esforço maior das equipes. “Toda preparação é sempre bem-vinda para melhorar o atendimento e o serviço que prestamos”, explica Mabel. Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia (Semas), 560 pessoas vivem hoje nas ruas da capital.

O público-alvo do curso será qualificado para compreender todas as situações de abordagem aos moradores de rua para, na própria rede de apoio, ajudá-los a buscar emprego, moradia e tratamento”, diz a coordenadora de Promoção da Equidade da SES, Elaine Fernandes da Cunha Mesquita. Dentre os temas abordados estão o acolhimento inicial à População em Situação de Rua (PSR) e estabelecimento de vínculo, além de biossegurança e imunização dos profissionais que lidam com esses grupos.

As aulas serão direcionadas aos trabalhadores do Consultório na Rua das cidades de Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Formosa, Valparaíso, Águas Lindas, Luziânia, cidade de Goiás e Anápolis. Os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Goiânia, da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil, da  Estratégia de Saúde da Família, do SAMU de Goiânia, do Serviço Especializado em Abordagem Social de Goiânia e Serviço de Acolhimento Institucional de Goiânia também serão atendidos.

Mais informações: (62) 3201-3816

Source: Goiás Agora

Catégories: clipping