Direito da UFG tem nota máxima
13 de setembro de 2014
A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás recebeu a nota máxima e o conceito Excelente de qualidade em avaliação para renovação de reconhecimento de curso realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A nota foi divulgada na tarde de ontem, em Goiânia, com a presença da comissão de avaliadores que realizou a visita no período de 3 a 6 de setembro deste ano. Na última avaliação do MEC, a Faculdade de Direito havia obtido a nota 4.
O diretor da Faculdade de Direito da UFG, Pedro Sérgio dos Santos, atribui esse desempenho sobretudo ao esforço dos professores da instituição para se qualificar. Ele ressalta que a unidade conta hoje com mais de 60% de professores com doutorado e pós-doutorado e 35% de mestres e os demais, com especialização. “O quadro docente também é representativo dos diversos segmentos da carreira jurídica, com advogados, magistrados, membros do Ministério Público, da polícia, procuradores e professores com dedicação exclusiva à vida acadêmica”, pontua.
No relatório apresentado, a comissão do MEC ressalta que a Faculdade de Direito tem o mais antigo programa de mestrado em Direito Agrário e Ambiental, com linhas de pesquisa que contemplam a posse da terra, a produção de alimentos, o trabalho rural, a violência no campo e a temática ambiental. Tem, ainda, o curso de graduação em Direito (bacharelado) e 11 cursos de especialização.
Pedro Sérgio acrescenta que ela tem também o Núcleo de Prática Jurídica, por meio do qual atende a população carente, que firmou convênio com a Pastoral Carcerária para atendimento aos presos pobres do complexo prisional de Aparecida de Goiânia. Além disso, o 4º Juizado Especial Cível funciona em suas dependências.
Avaliações foram pedidas pela OAB
13 de setembro de 2014 (sábado)
O diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pedro Sérgio dos Santos, relata que até há três anos, as faculdades que haviam obtido nota acima de 3 não precisavam ser reavaliadas. A renovação do curso era automática, já que elas haviam conquistado uma boa nota na avaliação inicial.
Contudo, todas as faculdades passaram a ser avaliadas periodicamente graças a um trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que há anos vem alertando para a proliferação de cursos de Direito de baixa qualidade por todo o País. Em 2013, o corpo discente da Faculdade de Direito recebeu nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Fonte: O Popular
Categorias: clipping