Cinema e ditadura são tema de mostra
Data: 24 de setembro de 2014
Fonte/Veículo: O Popular
500 – Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina: documentário abre a mostra no Cine UFG
e hoje a sexta-feira, o Cine UFG exibe a mostra Circuito Universitário de Cinema, com filmes que abordam o período de ditadura civil-militar nos países da América Latina. Com três filmes, todos documentários, a mostra tem entrada franca e as sessões, sempre às 18 horas, vão ser seguidas de debate.
O destaque do circuito é o documentário inédito 500 – Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina, uma coprodução Brasil e Argentina, com direção de Alexandre Valenti, sobre a luta de pais e familiares para reaver crianças sequestradas ou que nasceram em prisões clandestinas.
Das várias vítimas entrevistadas, uma das mais conhecidas é Estela Carloto, presidente do grupo Avós da Praça de Maio, que ficou conhecido nos anos 80 pelos protestos contra os filhos e netos desaparecidos nos anos 70 – a estimativa é de que este total seja de 30 mil pessoas. Vão coordenar o debate os professores Romualdo Pessoa e David Maciel, ambos da UFG.
O longa-metragem brasileiro 70–Setenta, de Emilia Silveira, registra o reencontro entre personagens de um dos episódios mais conhecidos dos anos de chumbo no Brasil, o sequestro do embaixador suíço Giovanni Enrico Burcher, em 1970, pelo grupo de guerrilheiros de extrema-esquerda da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). A organização exigia em troca do embaixador a libertação de 70 presos políticos – 18 deles participam do filme. Os debatedores desta sessão são Ana Lúcia Vilela e Noé Sandes.
O média-metragem Duas Histórias, de Angela Zoe, documentário realizado em parceria com o projeto Marcas da Memória, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, fala sobre a diversidade de pensamento dos militantes brasileiros contra a ditadura. Os debatedores convidados são João Alberto e Eliésse Scaramal.
Realizado pela MPC & Associados, produtora audiovisual carioca, em parceria com a Petrobras, o Circuito Universitário de Cinema está percorrendo todos os Estados do País. O projeto oferece certificados de participação para o público.
Programação
24 de setembro de 2014 (quarta-feira)
Local: Cine UFG, Câmpus 2 (ao lado do Conjunto Itatiaia), sempre às 18 horas. Entrada franca.
HOJE
500 – Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina (Brasil, Argentina, 2014)
Direção: Alexandre Valenti
Debatedores: Romualdo Pessoa e David Maciel
AMANHÃ
70 – Setenta (Brasil, 2013)
Direção: Emilia Silveira
Debatedores: Ana Lúcia Vilela e Noé Sandes
SEXTA-FEIRA
Duas Histórias (Brasil, 2013)
Direção: Angela Zoe
Debatedores: João Alberto e Eliésse Scaramal
Source: O Popular
Catégories: clipping