Governo dá início à segunda fase do programa Visão para Todos

Data: 23 de setembro de 2014

Fonte/Veículo: Portal Amazônia Brasil

Link direto da notícia: http://chicoterra.com/2014/09/23/governo-da-inicio-a-segunda-fase-do-programa-visao-para-todos/ 

 

Iniciam-se nesta quarta-feira, 24, a partir das 8h, as cirurgias da segunda etapa do programa Visão para Todos. O convênio firmado entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Governo do Amapá, em junho deste ano, permitirá a realização de quatro mil cirurgias de catarata em idosos acima de 50 anos.

Para maior comodidade dos pacientes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) remanejou o programa para um novo prédio, anexo ao Hospital de Clínicas Alberto Lima. As cirurgias acontecem no centro cirúrgico do HCAL.

O Visão para Todos foi criado com o objetivo de ajudar as pessoas a voltar a enxergar. Em 2013, com a reativação do programa, o saldo de atendimentos foi positivo. Foram realizadas 4.415 consultas médicas especializadas e três mil cirurgias de catarata.

Nessa fase, quatro mil pessoas serão beneficiadas pelo programa e haverá uma média diária de 45 procedimentos, pela manhã e à tarde.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jardel Nunes, a segunda etapa do programa garantirá a melhoria de vida das pessoas atendidas e expostas potencialmente ao risco da cegueira.

"É gratificante para nós garantirmos o bem-estar da população, principalmente das pessoas que necessitam da oportunidade de enxergar o mundo. Isso sim é garantir saúde, cuidado e respeito ao paciente que depende desse tipo de iniciativa. Sem dúvida, é uma das marcas desta gestão", destacou.

Novo espaço para atendimento

O serviço funciona em um novo prédio onde estava o Sistema de Regulação, atrás da Secretaria de Saúde e em frente ao restaurante do Hospital de Clínicas Alberto Lima.

O novo ambiente é amplo e aconchegante, proporciona conforto e gera confiança para os usuários do Sistema Único de Saúde. O espaço é climatizado, conta com três consultórios oftalmológicos, sala de espera com cadeiras, sala administrativa, entre outros.

Segundo a coordenadora estadual do programa, Silda Rodrigues da Costa, com essa nova estrutura os pacientes terão maior comodidade na hora do atendimento. "Pensamos no conforto dos nossos pacientes que, por serem idosos, precisam de total atenção", salientou.

Categorías: clipping