Projeto de incubação apoia MPEs

Data: 12 de outubro de 2014

Fonte/Veículo: O Popular

 

A UFG também tem um programa de incubadora de empresas que apoia o desenvolvimento de pequenos negócios. As empresas participantes recebem suporte laboratorial, com a estrutura da universidade, e a consultoria de pesquisadores de áreas específicas para o desenvolvimento de projetos. Além dos professores da UFG, as consultorias também são dadas por consultores terceirizados que atuam em várias áreas, como finanças e gestão.

A gerente de Incubadora de Empresas da UFG, Emília Rosângela Pires, explica que o processo de seleção das empresas beneficiadas é regido por um edital que determina as áreas, critérios e requisitos que a empresa deve ter. Segundo ela, além de empresas constituídas, até mesmos pessoas físicas que tenham uma boa ideia que possa ser transformada em produto ou serviço, e queiram abrir uma empresa, podem participar.

A incubadora conta com o apoio de todas as áreas de atuação da UFG para que as empresas recebem todo suporte laboratorial e dos pesquisadores, de acordo com seu segmento. Doze empresas que já passaram por todos os processos estão no mercado e 7 ainda estão na incubadora.

Amanhã, será aberto um novo processo seletivo que oferecerá 18 vagas para empresas interessadas em projetos de inovação. Os recursos, cerca de R$ 1 milhão por ano, são obtidos junto à Finep, Conselho Nacional de Pesquisa, Sebrae, Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás e Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis de Goiás.

DIA DO GATO

A criatividade dos empresários em Goiás mostra que não há limites para a inovação nos negócios. A advogada ambientalista Sibelle Okano é proprietária de um pet shop inovador, o Vila Felícia, no Jardim Goiás, que desde a sua criação, há cerca de três anos, conta com a parceria do Sebrae Goiás.

A empresária se orgulha de ter uma loja que se parece mais com uma butique. Mas talvez o maior diferencial da Vila Felícia seja o Dia do Gato, que tem até registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Toda quarta-feira, até às 17 horas, somente eles têm acesso ao pet shop, com direito a chuveiro quente e mimos como a catnip (erva do gato), da família da menta, conhecida pelos efeitos estimulantes nos bichinhos.

Fuente: O Popular

Categorías: clipping