Uruguaio encerra temporada do la bomba latina
Data: 14 de outubro de 2014
Fonte/Veículo: O Popular
O músico e artista visual e sonoro uruguaio Francisco Lapetina se apresenta hoje, às 20 horas, no Centro Cultural UFG, no encerramento da temporada 2014 da série La Bomba Latina, que acontece desde 2010 em Goiânia e na Argentina. O premiado percussionista catarinense Fernando Chaib é o convidado especial da noite. A entrada é franca e a retirada de ingressos ocorre a partir das 18 horas no local do show. A capacidade máxima é para 300 pessoas.
O evento é organizado pela Fósforo Cultural e tem patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Goyazes). No repertório do show, o cantor uruguaio faz uma retrospectiva de sua trajetória, que conta com quatro discos gravados: Envolto em Llamas, Ella e Um Atajo, Hacia el Monte, e Hornero, de distribuição online com composições e produções de autoria do artista. “Ele tem uma relação especial com a música brasileira”, avalia João Lucas, produtor e diretor da Fósforo Cultural.
É a primeira apresentação de Lapetina em Goiânia. Desde 1992, ele percorre diferentes países, como Argentina, México, Cuba, Espanha, Itália, Holanda e Suíça, com musicalização ao vivo de obras cênicas ou performances audiovisuais. Na carreira, ele já trabalhou com grandes nomes, como a coreógrafa e artista visual uruguaia Tamara Cubas, que é sua mulher; Marcelo Evelin, uma das referências da dança contemporânea brasileira; e com os artistas uruguaios Miguel Grompone e Fernando Velázquez.
“O trabalho com dança sempre foi um espaço de experimentação mais livre e louco na minha vida”, considera Lapetina. Em suas apresentações, o artista realiza um diálogo entre sua própria performance musical ao vivo com o vídeo, no qual aparecem outros artistas que participaram da gravação de seus discos. O músico está em Goiânia há duas semanas participando da terceira edição do projeto de Cultura e Extensão da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, sob coordenação do artista e professor Kleber Damaso e produção de Guilherme Wohlgemuth.
RETROSPECTIVA
A primeira apresentação da temporada 2014 do La Bomba Latina foi em maio com a banda de hip hop argentina Actitud Maria Marta. Depois foi a vez da cantora cubana Yusa em julho, com suas letras com forte engajamento político. Em agosto participou o grupo Merkén, e o quarto convidado foi o grupo uruguaio Max Capote em setembro, edição que aconteceu de forma integrada ao Festival Vaca Amarela.
“Foram shows todos lotados de um projeto que nos deu imensa felicidade. Sempre buscamos integrar artistas latinos em nossas produções durante o ano e o La Bomba nos aproximou mais dessa realidade. Já estamos pensando e tentando viabilizar a série para o próximo ano”, garante o produtor João Lucas.
Projeto La Bomba Latina
Show: Francisco Lapetina
Quando: hoje, às 20 horas
Local: Centro Cultural UFG (Praça Universitária)
Entrada franca
Mais informações: 3209-6251
Fonte: O Popular
Categorias: clipping