Goiás é o único Estado do País presente em painel internacional de mudança climática

Data: 11/11/2014

Fonte/Veículo: Jornal Opção

Link da matéria: http://www.jornalopcao.com.br/a-semana/goias-e-o-unico-estado-pais-presente-em-painel-internacional-de-mudanca-climatica-19585/

Edição 2052

Goiás é o único Estado do País presente na 40ª Sessão do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), em Copenhague, na Dinamarca, iniciado nesta semana. Por sua vez, autoridades goianas querem adotar uma versão local do Cadastro Am­biental Rural (CAR) e montar a própria rede de preservação do Cerrado.

As iniciativas têm um motivo, considerado urgente: a maior parte do desmatamento no Brasil ocorre justamente na região onde se encontra o bioma. Os índices superaram os registrados na Amazônia, que era líder no ranking desde o início desde 2011. Além de Goiás, que tem 100% do território coberto pelo Cerrado, a área chega a Minas Gerais, To­can­tins, Mato Grosso, Mato Gros­so do Sul, Piauí, Bahia, Mara­nhão e Distrito Federal.

A Secretaria de Meio Am­biente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh) não apontou números sobre desmatamentos em Goiás porque haveria controvérsia na estimativa. Mas uma pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) mostrou que, em 2011, 6.418 km² da floresta amazônica foram devastados. No Cerrado, foram 7.415 km².

“O desmatamento cresce muito em Goiás porque o Estado ainda tem muitos ativos ambientais [áreas intocadas]. Enquanto tivermos área agricultável e solo bom, teremos aumento do desmatamento. Ao proteger o Cerrado, protegemos a Amazônia”, afirmou Jacque­line Vieira da Silva, titular da Semarh.

Source: Jornal Opção

Catégories: clipping