UFG recebe espaço único entre universidades públicas para inovação tecnológica
Espaço já recebeu cerca de 4 milhões em investimentos é destinado a pesquisas multidisciplinares
A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugura nesta segunda-feira, 17, às 15h, a sede do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab/UFG), localizado na Faculdade de Artes Visuais (FAV), no Câmpus Samambaia. O novo espaço de pesquisa e inovação tecnológica é o único do gênero em uma universidade pública brasileira e busca tornar a UFG referência nacional na área.
O Media Lab concentra diferentes áreas de conhecimento como Arte, Computação, Música e Comunicação, atuando com projetos de arte tecnológica, design de interfaces computacionais e mídias interativas, como jogos eletrônicos, sistemas de controle e banco de dados. Entre os destaques está o projeto “SobreVoôs” que utiliza um veículo aéreo não tripulado (Vant), modelo quadricóptero, que, equipado com câmera móvel e transmissão de vídeo, permite experiências interativas, colaborativas e imersivas.
Inovação Tecnológica
Os fenômenos entre a interação humana e os dispositivos tecnológicos também compõem a abrangência de pesquisas do Media Lab. Com apoio do Media Lab, foi desenvolvida a mesa interativa. O artefato, proposto pelo professor Márcio Rocha, da FAV, é similiar à Surface (agora renomeada como Pixel Sense) desenvolvida pela Microsoft. O recurso de baixo custo de desenvolvimento propõe a interação com equipamentos eletrônicos de modo intuitivo.
O laboratório, que reúne pesquisadores de diversos programas de pós-graduação da UFG e está vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), integra a Rede Nacional de Artes Interativas com pesquisadores da UFG, UnB, USP, Unicamp, PUC-SP, Anhembi-Morumbi, Unesp, Paço das Artes - USP, UFBA, UFRB, UFSC, Udesc, UFRGS, UFSM, Ufes, UFMG e UFRJ.
Linhas de Pesquisa
O Media Lab mantém o Núcleo de Tecnologia Assistiva da UFG, o Observatório da Economia Criativa de Goiás, o Arranjo Produtivo Local de Audiovisual e Games de Goiânia, além de manter o curso de especialização na modalidade EaD (educação a distância) em Inovação em Mídias Interativas, único do Brasil que trabalha com PBL (do inglês Problem Based Learning, aprendizagem baseado em resolução de problemas) e o conceito AGA (desenvolvido pelo professor Cleomar Rocha e que usa todas as ferramentas e serviços das tecnologias da informação e da comunicação, inclusive de dispositivos móveis, para aprimorar a aprendizagem).
Segundo o coordenador do Media Lab, professor Cleomar Rocha, o laboratório tem por objetivo implementar o método colaborativo de pesquisa, otimizando os resultados na UFG. “Ele cumpre papel fundamental ao possibilitar pesquisas prospectivas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado”, explica.
O laboratório já realizou 3 edições do Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas (SIIMI), que conta com apresentação de trabalhos de especialistas de todo o Brasil e ainda de países europeus.