SiSU recebe inscrições a partir desta segunda-feira (19/01)

A UFG oferece vagas em 138 cursos por meio do SiSU. Cursos com verificação de habilidades e conhecimentos específicos e vagas do Programa UFGInclui possuem edital próprio com inscrições abertas até o dia 22 de janeiro

A partir desta segunda-feira, 19, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), recebe inscrições de candidatos que desejam concorrer vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Este ano, a Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece 138 cursos cujas vagas serão preenchidas integralmente por meio do SiSU e, pela primeira vez, utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso.

São 6.285 vagas oferecidas, sendo 2.516 reservadas conforme a Lei 12.711 de 2012 - que estabelece o Sistema de Reserva de Vagas - e 3.769 para ampla concorrência. As inscrições do SiSU prosseguem até o dia 22 de janeiro, com regras e datas definidas pelo Edital nº 01/2015. O resultado da seleção via SiSU será divulgado no dia 26 de janeiro. Pesquisa de vagas e mais informações estão disponíveis no site do SiSU e no portal de conteúdo exclusivo do SiSU na UFG.

Novidades

O Sistema de Reserva de Vagas define, em 2015, que 40% das vagas oferecidas pelas instituições federais de ensino superior e técnico sejam destinadas a estudantes de escolas públicas, bem como a estudantes pretos, pardos e indígenas e estudantes de baixa renda. A definição da proporcionalidade de vagas para cada grupo é realizada segundo o censo do IBGE por estado. Outra novidade é que os estudantes que se inscreverem na UFG terão as notas do Enem submetidas a pesos diferentes por disciplina, conforme a área de conhecimento do curso escolhido. Informações sobre o uso de pesos aqui.

UFGInclui e VHCE

Até o dia 22 de janeiro, a UFG recebe inscrições de candidatos quilombolas e indígenas que concorrem às vagas extras do Programa UFGInclui e para preenchimento de vagas de cursos com Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE). As inscrições ocorrem no site do Centro de Seleção. Os inscritos para o Programa UFG Inclui utilizarão a nota do ENEM e serão submetidos aos pesos de acordo com a área de conhecimento de seu curso, da mesma forma que os candidatos selecionados via SiSU. O mesmo ocorre com os estudantes que concorrem aos cursos que precisam de VHCE, mas estes ainda realizarão as provas específicas nos dias 2 e 3 de fevereiro, em horários a serem definidos.

O resultado para as vagas de VHCE e também dos quilombolas e indígenas será divulgado no dia 7 de fevereiro e as matrículas serão realizadas nos dias 12 e 13 de fevereiro. É importante lembrar que os cursos que realizam VHCE também têm reserva de 40% das vagas conforme Lei 12.711/2012. Os cursos que exigem VHCE são: Arquitetura e Urbanismo da Regional de Goiânia, Artes Cênicas, Design de Ambientes, Música, Musicoterapia e Libras.

O Programa UFGInclui cria uma vaga para estudantes que completaram o ensino médio em escola pública e são quilombolas e uma para indígenas que também concluíram o ensino médio em escola pública. As vagas só serão criadas em cursos da UFG com mais de 10 vagas, quando houver demanda, portanto os cursos de Música não terão reserva de vagas. Também são reservadas 15 vagas para candidatos surdos no curso de Letras Libras, turno noturno.

Categorias: Releases