Deputado Oscar propõe política de prevenção de escassez de água

Data: 02 de março de 2015

Fonte: TopNews

Mesmo o Brasil sendo o dono do maior potencial hídrico do planeta, corre o risco de chegar até o final de 2015 com problemas no abastecimento

Fonte: ELZIS CARVALHO/Secom Assembleia Legislativa   

 

 

O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) apresentou o projeto de lei 18/2015, propondo a política de prevenção e resolução da escassez de água, em solos mato-grossenses. A proposta prevê estudos científicos, projetos executivos e ações ambientais voltados a preservar e a recuperar os mananciais existentes no Estado.

A iniciativa tem o objetivo de antecipar os fatos, por meio da execução de políticas públicas ambientais. “A meta é evitar um quadro de crise hídrica no Estado. Sabemos que em decorrência dos inúmeros cenários de degradação ambiental, podemos, a curto prazo, viver um estado de crise hídrica e, com isso, afetar a vida de milhares de pessoas”, afirmou Oscar Bezerra.

Mesmo o Brasil sendo o dono do maior potencial hídrico do planeta, corre o risco de chegar até o final de 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios brasileiros. Estudo realizado pelo Atlas Brasil, nos 5.565 municípios brasileiros, estima o investimento de R$ 22 bilhões para evitar a crise hídrica.

“Apesar de Mato Grosso estar em um estado de abundância de água, especialistas dizem que em dez anos, nosso Estado pode enfrentar uma crise hídrica, em decorrência do uso e ocupação do solo de forma irracional, e, em decorrência da degradação das nascentes dos nossos rios”, diz trecho da justificativa da proposta do deputado.

Os pesquisadores da Universidade Federal de Goiás - que há mais de uma década acompanham o processo de desertificação na parte sul da Alta Bacia do Rio Araguaia - apontam que o pasto e a soja estão entre os culpados pelo problema que atinge os estados de Goiás e Mato Grosso.

O parlamentar explica ainda que a proposta precisa ser melhorada e, para isso, ser discutida com toda sociedade mato-grossense, principalmente, com os especialistas ligados ao setor de recursos hídricos.

“As discussões devem ser feitas por meio de audiências públicas. A intenção é moldar um conjunto de regras que possam efetivamente proteger e manter nossos recursos hídricos, como forma de preservar essas riquezas naturais para a atual e às futuras gerações”, afirmou o parlamentar.

 

 

Categorias: clipping