Pesquisador da UFG defende o valor artístico das Histórias em Quadrinhos

Pesquisa realizada na Universidade Federal de Goiás busca desmistificar caráter infantil das Histórias em Quadrinhos

Amplamente associada ao universo infantil, as Histórias em Quadrinhos ou HQ’s, como também são conhecidas, não são exclusividade das crianças, é o que mostram pesquisas desenvolvidas pelo professor Edgar Franco, da Universidade Federal de Goiás (UFG). As pesquisas ‘HQTrônicas – histórias em quadrinhos eletrônicas’, que gerou como resultado um livro homônimo, lançado no ano de 2004, e ‘Aurora Pós-Humana: Expansão de um Universo Artístico Ficcional Transmídia’ buscam mostrar a relevância desse gênero.

O pesquisador destaca ainda o cunho artístico-cultural das HQ’s. Segundo ele, o principal intuito de sua pesquisa é defender as HQ'S como forma de expressão cultural e arte. Esses estudos ainda apontam que há no Brasil um gênero exclusivo dessas histórias, que são as poético-filosóficas. Para ele, sendo elas autorais, diferentes dos tradicionais gibis comumente comercializadas nas bancas de revistas, isso faz com que elas atraiam o público adulto.

Constituindo-se como uma investigação pioneira a respeito das Histórias em Quadrinhos em meio eletrônico, o pesquisador destaca a maneira harmoniosa com que essas narrativas se adaptaram a esse espaço. Segundo Franco, essa transição entre os ambientes físico e eletrônico, não deve se resumir apenas à mera reprodução, mas sim constituir uma apropriação das ferramentas que esse suporte oferece. “Não é simplesmente você digitalizar e colocar uma história em quadrinhos na rede. É você ter a história na rede e ela estar acompanhada desses novos recursos, como efeitos e trilhas sonoras”, ressalta.

Pesquisador Criador

Atrelada às pesquisas que investigam a amplitude do universo das HQ's, o professor Edgar Franco, também atua como criador, cartunista e desenvolve trabalhos nessa área. Por meio da pesquisa ‘Poéticas Visuais e Processo de Criação’, o professor investiga o processo que leva à criação dessas narrativas.