Ao som de Mozart e Beethoven

Data: 04 de março de 2015

Fonte: Diário da Manhã

Foto: Rafaella Pessoa

Acompanhada por obras dos compositores mais famosos da música clássica, a Orquestra Filarmônica de Goiás inicia hoje temporada de apresentações

capa orquestra - crédito Rafaella Pessoa

Foto:Rafaella Pessoa

 

É em casa, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), onde seus 70 integrantes ensaiam todas as manhãs, que a Orquestra Filarmônica de Goiás abre hoje, às 20h30, as apresentações deste ano. Sob comando do maestro britânico Neil Thomson – regente titular e diretor artístico do grupo de músicos –, os instrumentistas interpretarão duas peças imponentes da música clássica ocidental: as sinfonias Nº35, de Mozart e Nº 5, de Beethoven.

“Optamos por uma abertura vibrante e triunfal. A 5ª Sinfonia de Beethoven representa a força e a riqueza da música sinfônica ocidental. É uma obra popularizada e muito atrativa ao grande público. Porém, expressa alto nível de profundidade ao ouvinte mais especializado”, explica a superintendente da Orquestra Filarmônica de Goiás, Ana Elisa Cardoso.

A escolha pelas importantes sinfonias prenunciam também as grandes e ambiciosas expectativas do grupo de instrumentistas para este ano. Pois, ainda de acordo com Ana Elisa, a Filarmônica tem trabalhado avidamente, para que a música de concerto feita por aqui chegue cada vez a públicos maiores. “Queremos nos tornar um cartão de visitas do Estado”, acrescenta.

Na busca por este objetivo, a superintendente adianta que os amantes da música clássica da cidade serão os maiores beneficiados, pois podem esperar ouvir destaques da cena erudita, nos palcos da capital goiana junto à Filarmônica. “Grandes solistas e regentes nacionais e internacionais irão abrilhantar os concertos da temporada”, explica.

Se as apresentações ocorrerem a exemplo deste mês, ao que tudo indica, os dias de 2015 serão movimentados para o meio erudito local. Nos próximos dias, o corpo de músicos fará concertos sob a regência dos maestros, que anteriormente já foram regentes da Filarmônia, Marshal Gaioso e Eliseu Ferreira. Outro convidado é o violinista Leon Keuffer, que, apesar de jovem – tem apenas 20 anos –, possui currículo interessante no mundo dos concertos (veja programação do mês no box 3).

 

Turnê nacional

capa - orquestra (divulgação)

Foto:Divulgação

 

Apesar da intensa programação local, fora dos palcos goianienses, a Orquestra também se prepara para viver fortes emoções, pois um dos momentos importantes já agendados para este ano será a volta aos palcos da imponente Sala São Paulo, na capital paulista. O local, que funciona como sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, é ainda uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País.

Mas as viagens não param por aí. É também nesta temporada que o corpo de instrumentistas fará sua estreia no Festival de Inverno de Campos do Jordão, também um dos eventos mais celebrados da chamada música de concerto brasileira. Neste acontecimento, a Orquestra se apresenta a convite do violonista Fábio Zanon – diretor pedagógico do festival. “A proposta surgiu após a apresentação do músico junto à Orquestra no ano passado. Desde o primeiro ensaio, ele se encantou pelo trabalho realizado em Goiás”, ressalta Ana Elisa.

Mas, além dos concertos, a Filarmônica realizará uma série de apresentações didáticas voltadas para alunos da rede pública e particular de ensino. Um exemplo são os chamados Concertos para a Juventude, que geralmente acontecem nos domingos, às 11h.

E também serão realizados apresentações em parques, bairros e em diversas cidades do interior do Estado. “O momento é de crescimento artístico e de muitas oportunidades. Temos projetos para a gravação de CDs, DVDs, realização de workshops e concursos para jovens musicistas e compositores”, adianta a superintendente.

Dessa forma, a Filarmônica também incrementar o contato com os aprendizes, em uma cidade que, segundo Ana Elisa, colabora com a formação de seus músicos. “Goiânia oferece hoje a faculdade de Músicas e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, com cursos de graduação e pós-graduação em Música e ótimos professores. O Instituto Federal de Goiás também oferece bons cursos de Música e a maioria dos alunos pode se aprimorar em masterclasses com grandes artistas que se apresentam nos palcos da capital”, enumera a superintendente.

 

A Filarmônica

Vinculada ao CCON, a Orquestra Filarmônica de Goiás foi fundada em janeiro de 2012 por músicos oriundos da antiga Orquestra de Câmara Goyazes. Com objetivo de se tornar instrumento de difusão de obras musicais, escritas especificamente para orquestra de câmara, se apresentou em diversas cidades e festivais musicais do Brasil. Alguns concertos mais importantes foram: Festival Vale do Café (RJ); Festival Internacional de Juiz de Fora (MG); Canto da Primavera (Pirenópolis) e Festival Internacional de Cinema Ambiental – Fica (Cidade de Goiás). De 2003 a 2007 a Orquestra de Câmara Goyazes esteve sob a direção do violinista Alessandro Borgomanero, voltando, em 2008, à regência do maestro Eliseu Ferreira, que também foi seu titular entre os anos de 1999 e 2003.

Regente Titular

Neil Thomson, atual regente e diretor artístico da Orquestra Filarmônica, é um dos mais respeitados maestros britânicos de sua geração. Estudou com Norman Del Mar na Royal College of Music, em Londres, e mais tarde em Tanglewood, com Leonard Bernstein e Kurt Sanderling. Já integrou importantes orquestras pelo mundo. Especializou-se em regência de trilhas sonoras de filmes com apresentações de O Mágico de Oz, Casablanca e Psicose. Em março de 2013 regeu a estreia europeia de Cantando na Chuva com a Royal Philharmonic Concert Orchestra, no Royal Albert Hall, em Londres.

Saiba onde ver e ouvir a Orquestra Filarmônica neste mês:

 

  • Hoje, às 20h30

Concerto de Abertura regência Neil Thomson

Onde: CCON

 

  • 15 de março (domingo), às 11h

Concertos para a Juventude, com a regência de Marshal Gaioso e solista Leon Keuffer

Onde: CCON

 

  • 29 de março (domingo), às 11h

Concertos para a Juventude, com regência de Eliseu Ferreira

Onde: CCON

 

CONCERTO DE ABERTURA DA TEMPORADA DA ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS

 

Quando: Hoje, às 20h30

Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer (Avenida Deputado Jamel Cecílio, 4490, Quadra Gleba, Lote 1 – Setor Fazenda Gameleira)

Ingressos: Entrada Gratuita

Informações: (62) 3201-4900

Categorias: clipping