Lente aberta

Data: 04 de março de 2015

Fonte: Diário da Manhã 

Fotos: Lorena coelho

Conheça o mimetismo, a união entre artes plásticas e fotografia

lente aberta 6

Essa é a quinta edição da coluna Lente Aberta e hoje você vai conhecer um trabalho único e extremamente criativo. Dessa vez pelos cliques de uma talentosa artista goiana.

A fotógrafa Lorena Coelho, de 30 anos, é formada no curso de História pela UFG e no dia a dia trabalha profissionalmente com fotos de casamentos, aniversários e books. Porém, dessa vez ela vai exibir uma linda série fotográfica, denominada Mimetismo. Lorena, dentro de um primor criativo, fez a fusão entre artes plásticas e jogo de luzes, que em sua base é o princípio da fotografia.

A fotógrafa trabalha o nudismo de forma artística, de modo a transgredir a função estética da pele humana e, a partir do uso de um projetor, alterar o sentido da imagem do corpo feminino, repleto de movimento e sensualidade. As pinturas escolhidas são obras clássicas dos grandes mestres das artes plásticas, como Picasso e Van Gogh, fixando a ideia que subjetivamente o corpo, a dança, as expressões humanas por si só já se tornam uma obra-prima.

lente aberta 7

Confira algumas das fotos da série Mimetismo, seguida pelo texto exclusivo da autora dos cliques, Lorena Coelho:

“Entendo a fotografia como um objeto que precisa ser investigado, analisado. A fotografia precisa ser instigante e envolvente. Cada imagem é um discurso que precisa ser analisado, uma leitura que precisa ser feita. Portanto, cada leitor da imagem capta o sentimento, a sensação de acordo com sua bagagem cultural. E assim pode se sentir mais próximo de cada imagem. Por isso tento construir em mi-nhas imagens um olhar cultural. Vejo nas séries fotográficas o momento do fotógrafo transmitir sua alma de forma mais livre.

lente aberta 2

O mimetismo é a capacidade, possuída por algumas espécies de animais, de mudar a cor ou a forma do corpo para ficar parecido com outros animais, podendo, desta forma, ter algum tipo de vantagem. Tem como finalidade dar ao animal condições de proteção contra seus predadores mudando de cor ou de forma. “Enganando” suas presas, facilitando a caça, para parecerem mais fortes ou perigosos e, assim, causarem medo em seus predadores.

A série fotográfica intitulada Mimetismo traz o homem camuflado em sua arte. Trabalha a junção da nudez humana às obras de pintores renomados da história mundial, tais como Van Gogh, Munch, Monet, Picasso, Cézanne, Matisse, Kandinsky, dentre outros.”

Categorias: clipping