Assessoria em projetos de irrigação busca promover uso racional da água

Atendimento realizado pela Universidade Federal de Goiás é voltado para agricultores familiares e comunidade em geral

Com o intuito de apoiar a comunidade em geral no desenvolvimento de projetos de irrigação e uso racional da água, alunos da Escola de Agronomia (EA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) participam de projeto de extensão que oferece assessoria na área.

Os interessados no serviço são atendidos por estudantes da graduação e pós-graduação que possuem conhecimento específico para o desenvolvimento de projetos de irrigação que visam o uso racional da água. O projeto é coordenado pelo professor José Alves, que realiza pesquisas no setor.

Produtores Rurais

Em parceria com outros projetos de extensão da Escola de Agronomia, entre eles, o Grupo de Estudos e Pesquisa de Agricultura Familiar (Gepaf), são detectadas demandas de produtores rurais para desenvolver novos planejamentos de irrigação.

O primeiro atendimento realizado é para obter as informações básicas que podem ser dimensionadas sem ocorrer uma visita técnica ao local em que será desenvolvido o projeto, tais como: tamanho da área, cultura a ser irrigada e dimensões topográficas. Quando há necessidade, uma visita é realizada por meio de parcerias, que complementam os dados e identificam as características da área.

Irrigação de Jardins

Além de irrigação de áreas rurais, o projeto também desenvolve planejamento para jardins. Um sistema de irrigação adequado à jardinagem permite que o consumo de água tratada para esse fim seja reduzido, pois ao regar os canteiros de maneira manual não se tem o controle da quantidade de água utilizada.

Com um sistema previamente definido é possível programar a irrigação das plantas de acordo com a quantidade de água a ser utilizada, levando em conta a época do ano, o quanto de água necessário. Inclusive, quando é colocado um sensor de chuva, o sistema de irrigação é desativado quando detecta chuva.