Prêmio Comigo incentiva jornalistas e valoriza produtor rural

Data: 09 de abril de 2015

Fonte/Veículo: Maxpress

Link direto para a notícia: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,746826,Premio_Comigo_incentiva_jornalistas_e_valoriza_produtor_rural,746826,4.htm

Maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste premiará reportagens que destaquem relevância do agronegócio

Mudar o mundo. Utopia ou pretensão? Para o jornalista, a paixão que move uma vida. Focado e empenhado na luta incessante da busca pela informação, o jornalista se transforma em um elo entre a notícia e a sociedade, para quem fornece meios de exercer o direito mais básico do ser humano, sua cidadania.

Toda essa atuação confere a esse profissional o mágico poder de conhecer a complexidade do ser humano, característica fundamental e principal do jornalista de acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG), Ana Carolina Rocha Pessoa Temer.

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a professora confere ao jornalista o status de “mediador”. Para ela, ele é um facilitador, uma espécie de tradutor que penetra em vários mundos, sendo obrigado a compreender e retratar as mais diversas realidades. “Isso não quer dizer que o jornalista tenha que saber de tudo, mas ele tem a obrigação de ser capaz de compreender tudo e levar para o grande público o que for de seu interesse, tornando aquilo acessível à sociedade”, pontua.

Por seu ofício, segundo ela, o grande trunfo do jornalista é ter a sensibilidade do que interessa ao público. “Essa sensibilidade, que chamam de feeling ou de faro, é o conhecimento humano”, destaca, ao enfatizar que o reconhecimento do trabalho do jornalista é “entender a complexidade de se conhecer o ser humano”. Mais do que isso, para Ana Carolina, ao conhecer o ser humano, o jornalista imprime seu vínculo com a humanidade.

Assim, este profissional assume o papel mágico de dar vida a fatos que julga relevantes à comunidade e assuntos que acredita ter fundamental importância social e cultural para sua cidade, Estado ou país, atuando de maneira efetiva no curso da história de uma nação.

1º Prêmio COMIGO de Jornalismo
Nesse sentido, para celebrar o papel e a atuação desse destacado profissional, a Tecnoshow Comigo, a maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste - posicionada entre as quatro maiores do Brasil - lança o 1º Prêmio COMIGO de Jornalismo, em parceria com a Faculdade Objetivo, empenhado em destacar a produção jornalística voltada ao agronegócio com foco no evento.

A iniciativa busca valorizar os trabalhos jornalísticos que abordem a temática da feira, assim como pesquisas relacionadas ao setor e apresentadas durante o evento, que acontece de 13 a 17 de abril, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), no município de Rio Verde (região sudoeste de Goiás).

A feira tem como meta apresentar técnicas e soluções para aumentar a produção e a competitividade do agronegócio goiano no mercado internacional e é organizada e realizada pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), que aguarda um público acima de 100 mil pessoas durante estes cinco dias.

Regras
O prêmio será dividido nas categorias: Jornalismo Impresso ou Online, Fotografia e Produção Televisiva. Para estudantes de Comunicação, apenas as duas primeiras categorias estarão disponíveis. Serão aceitos conteúdos publicados de 1º a 30 de abril de 2015.

Os trabalhos publicados e enviados na data prevista pelo regulamento do prêmio serão analisados por uma comissão julgadora formada por professores com formação em Jornalismo, processo que será coordenado e auditado pela Coordenação do Curso de Comunicação Social da Faculdade Objetivo.

Cada peça será avaliada individualmente conforme a modalidade inscrita, sendo atribuída uma nota de 0 a 10. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria com certificados e prêmios. A cerimônia de premiação será realizada na cidade de Rio Verde (GO), com data, hora e local a definir pela coordenação.

Inscrição
Cada participante – separado entre profissionais e universitários – poderá inscrever apenas uma peça por categoria. A ficha de inscrição – disponível no site www.comigo.com.br – deverá ser enviada juntamente com o material vinculado até o dia 5 de maio de 2015 para a COMIGO, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1.878, Bairro Jardim Goiás, Rio Verde (GO), CEP 75901-901, aos cuidados do Departamento de Marketing.

Categorias: clipping