Goiano participará de Mundial de Aviões de Papel

Data: 09 de abril de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/esporte/goiano-participar%C3%A1-de-mundial-de-avi%C3%B5es-de-papel-1.823140

Danilo Silva faz avião de papel planar por 27s9: estudante usa dois modelos na disputa

O goiano Danilo Silva, que é estudante de Administração na Universidade Federal de Goiás (UFG), se destacou em uma competição, no mínimo, curiosa. Ele venceu, ontem, em Brasília, a categoria tempo do Red Bull Paper Wings, o campeonato nacional de aviões de papel.

Danilo conseguiu fazer seu avião planar por 12s01. Bastou para eliminar, na final, quatro concorrentes e ganhar a vaga do País Campeonato Mundial, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de maio, no hangar 7 em Salzburg, na Áustria.

Projetar o avião de papel campeão exigiu estudo e experimentação. Danilo disse ainda que investiu nos treinos para fazer os lançamentos e projetou dois tipos de avião. Com um deles, levou a etapa de Goiânia. Com o outro, foi campeão ontem.

Modelos

“Eram modelos diferentes, por isso que eu acho que um pouco de sorte me ajudou a vencer”, ponderou o estudante. Danilo, que participou de uma das 20 seletivas em universidades para se credenciar a decisão, considerou o nível da disputa alto. Porém, o rendimento dos brasileiros está muito longe do recorde de tempo de voo de um aviãozinho: 27s9.

O aluno de Filosofia da Universidade Federal de Santa Cataria, Roberto Cidral, foi o melhor na categoria distância. O aviãozinho dele percorreu 30,8m – o recorde é 69,14m. “Desde a última edição do campeonato, em 2012, eu venho me preparando para isso”, declarou Roberto. O Mundial Aviões de Papel também ocorre a cada três anos e está na 4ª edição.

Categorias: clipping