
Projeto interdisciplinar busca construção de agenda positiva para UFG
Com rotinas realinhadas e interligadas, profissionais da Assessoria de Comunicação atuam para promover mais visibilidade às pesquisas e projetos
A Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (Ascom/ UFG) aposta no trabalho interdisciplinar para a construção de uma agenda positiva junto aos meios de comunicação. O Projeto Visibilidade UFG, em realização desde o ano passado, une as áreas de Relações Públicas e Jornalismo para divulgação de ações de pesquisa e extensão, com foco, entre outros aspectos, na sugestão de pautas que despertem interesse da imprensa goiana.
Com a rotina da Ascom realinhada para intensificar a proposição de assuntos de qualidade, a Universidade ampliou a conquista de espaços concedidos espontaneamente na mídia. Somente no mês de fevereiro, o trabalho de divulgação resultou em 43 inserções de visibilidade na mídia com assuntos apresentados pela Assessoria. As notícias positivas foram inseridas na programação de televisões, rádios, jornais impressos e portais de webjornalismo.
Resultados
Um dos objetivos do Projeto Visibilidade UFG é ampliar a divulgação de pesquisas. Em fevereiro, de um total de 231 notícias envolvendo a Universidade, 35 mencionavam diretamente pesquisas divulgadas mediante o trabalho de disseminação de informações realizado pela Assessoria de Comunicação.
Entre os assuntos de maior impacto divulgados pela UFG neste ano, está a pesquisa que desenvolveu método alternativo para a purificação da água, com uso da borra de café. O coordenador do Laboratório de Métodos de Extração e Separação (Lames), professor Nelson Roberto Antoniosi Filho, ressalta o retorno da ampla repercussão gerada na imprensa após a divulgação da Ascom UFG. “Foi muito importante porque hoje nós temos contato de empresas, organizações não governamentais e outros setores públicos, como o Museu Nacional, interessados no produto”, afirma.
Para o coordenador, o diálogo dos pesquisadores com a Assessoria de Comunicação é fundamental para tornar pública a produção científica da UFG. “A UFG tem que ser notícia por aquilo que ela faz de bom. No meu caso, algo que era um produto de prateleira da Universidade, agora, pode de tornar um produto comercial, disponível para a população. É o sonho de todo pesquisador”, revela.
Divulgue sua pesquisa
Para contato direto com pesquisadores, a Ascom UFG lançou a campanha Divulgue Sua Pesquisa para incentivar o cadastro de projetos com a finalidade difundir o trabalho científico da Universidade. O formulário para participar está disponível no sítio da Ascom que, ao receber o contato, traça estratégias e planos para a melhor divulgação da pesquisa.