Escola de Música e Artes Cênicas da UFG apresenta espetáculo Curta Beckett

O grupo Máskara volta ao Brasil após mini turnê no México

Entre os dias 11 e 12 de abril, o Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance (Máskara), da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG) apresenta o espetáculo Curta Beckett, no Teatro Goiânia Ouro, às 20 horas. O espetáculo se desenvolve por meio de uma reunião de quatro peças curtas,criadas a partir de textos do dramaturgo e escrito irlandês, Samuel Beckett. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). A direção é do professor Robson Corrêa de Camargo, da Emac.

Sobre o Curta

O grande desafio proposto pelo Máskara é apresentar as novas facetas de Beckett, que foi um inovador das imagens e sons do palco. Beckett não escreveu apenas textos dramáticos, também partilha textos para o rádio, a prova dessa versatilidade é que a primeira peça apresentada ao público no Curta Beckett é “Rádio 1”, um texto radiofônico de 1961. Seguido do “Improviso de Ohio”, de 1981, que foi um pedido de Stanley Gontarski para ser encenada em um colóquio sobre Beckett realizado na Universidade de Ohio.

A terceira peça é “Vai e Vem”, de 1965, que retrata as possíveis semelhanças entre três mulheres, por meio de um diálogo repleto de silêncios, cochichos, memórias e lembrança. O último fragmento apresentado pelo grupo é “Texto Para Nada IV”, de 1950, que faz parte de uma coletânea de 13 “Textos Para Nada”, o texto é sobre personagem e um lugar indefinido.

Turnê

O Projeto de extensão da Emac - Teatro para todos, no qual o grupo Máskara integra, voltou neste mês de uma mini turnê no México, nas cidades de Mérida, Cidade do México e Queretáro. Foram realizadas 10 apresentações dos espetáculos "Companhia", "Quê onde" e "Curta Beckett". O grupo participou do 13° Festival Independiente de Teatro Íntimo e do III Encuentro Escénico Brasil-México.