Aprovado sistema de cotas para pós-graduação na UFG

Instituição é a primeira do país a implementar o sistema para ingresso em cursos de mestrado e doutorado

Nesta sexta-feira, 24/04, o Conselho Universitário da UFG aprovou a  resolução que estabelece a adoção de cotas raciais e ações afirmativas para os programas de pós-graduaçãostricto sensu da UFG. Serão reservadas 20% das vagas oferecidas para pretos, pardos e indígenas em cursos de mestrado e doutorado. A resolução já está em vigor e terá vigência pelo prazo de 10 anos, podendo ser prorrogada após futura avaliação.

As coordenações dos programas de pós-graduação terão liberdade para definir critérios específicos para o ingresso dos estudantes, além de estipular atividades complementares para aumentar ao máximo as possibilidades de permanência desses estudantes, realizando um acompanhamento contínuo das atividades nos programas.

Confira a resolução completa.

Ações Afirmativas

A UFG adota desde 2008 ações afirmativas, no âmbito da graduação, com o objetivo de reparar ou compensar desigualdades sociais e preconceitos ou discriminações de raça, entendendo a adoção destas políticas como princípios constitucionais.

Por meio do programa UFGInclui, são reservadas vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, negros, indígenas e negros quilombolas além de medidas para garantir sua permanência na Instituição.