Universidade oferece cursos de atualização em políticas públicas sobre drogas

Capacitações são voltadas para idosos e profissionais que atuam na assistência à pessoa idosa

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento (Nepev) e o Centro Regional de Referência para Formação Permanente sobre Drogas(CRR) da Universidade Federal de Goiás (UFG) dão início às atividades de 2015 com a execução, em conjunto, de dois cursos neste primeiro semestre. Uma das capacitações, intitulada Atualização em Políticas Públicas sobre Drogas, será oferecida em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a outra, com o mesmo nome, junto a Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da UFG. A abertura de ambas atividades acontecem na próxima segunda-feira, 04, às 8h, na Semas, localizada no Setor Aeroporto, e às 13h30, na FEFD, situada no Câmpus Samambaia.

A intenção dos projetos é ampliar a discussão e o conhecimento sobre as políticas públicas relacionadas às drogas em interface com as políticas de envelhecimento e assistência à pessoa idosa. Professores da UFG e profissionais da área da saúde ministrarão os cursos, que possuem carga horária de 80h e são direcionados a diferentes públicos.

O primeiro, em parceria com a Semas, será realizado até o dia 21 de maio e visa à capacitação de profissionais que atuam na rede de assistência social do Município e lidam com idosos e estratégias de prevenção ao uso de drogas. Já a formação oferecida junto a FEFD tem como alvo líderes comunitários idosos que participam de projetos de extensão da unidade acadêmica e será realizado semanalmente, nas segundas-feiras, até o dia 6 de julho.

A expectativa é que participem cerca de 100 pessoas em cada curso. Todo o conteúdo foi planejado de acordo com as demandas de cada uma das instituições e inclui temas como qualidade de vida, políticas de saúde mental, redução de danos, promoção da saúde, garantia e defesa dos direitos da pessoa idosa e elaboração de propostas de intervenção com os grupos nos serviços. 

Nepev

Criado em dezembro de 2014, vinculado a Pró-reitoria de Inovação e Pesquisa (PRPI) da UFG, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento (Nepev) tem como proposta a integração de estudos e projetos das diversas áreas acadêmicas ligadas à temática do envelhecimento e qualidade de vida nessa faixa etária, na perspectiva de promover avanços nos conhecimentos sobre o assunto. Além disso, a ideia é pensar a inclusão do tema no currículo dos cursos de graduação e pós-graduação, como estratégia para ampliar essas discussões.