Feira Agro Centro-Oeste Familiar deve reunir cerca de 10 mil pessoas

O evento que começa nesta quarta-feira, 13, busca valorizar a produção das famílias agricultoras

A Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2015, coordenada pela da Universidade Federal de Goiás (UFG), tem início amanhã, 13, no Câmpus Samambaia. Com programação até o dia 16, o evento, que terá expositores de vários estados brasileiros, busca apoiar a agricultura familiar como segmento produtivo chave para a geração de emprego e renda no campo e na produção de alimentos para a população. A abertura oficial ocorre às 14h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Buçáifal, e terá a presença de autoridades, entre elas, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Expositores da agricultura familiar de Sergipe, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Distrito Federal e Goiás, além de 25 instituições parceiras ligadas ao setor participam do evento. Entre os atrativos para o público visitante estão a comercialização de produtos em 38 estandes e feira-livre, seminários temáticos, apresentação de tecnologias adequadas ao segmento da agricultura familiar, Dia de Campo, Baile na Roça, mesas-redondas, Fazendinha, Ônibus-cinema, mutirão de documentação, campanha de vacinação, oficinas, cozinha experimental, praça de alimentação e Mostra Cultural.

Parceiros

São parceiros da Agro Centro-Oeste Familiar o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Governo do Estado de Goiás, Prefeitura Municipal de Goiânia, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás (Fetaeg), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal de Goiás (IFG).

Histórico

A Agro Centro-Oeste é realizada anualmente desde o ano 2000. O evento surgiu como um projeto de extensão da UFG com o propósito de proporcionar oportunidades de negócios e acesso ao conhecimento. A partir de 2005, o enfoque da Feira se voltou para a agricultura familiar devido às limitações que os agricultores enfrentam, principalmente, à baixa diversificação dos sistemas de produção.

Para o coordenador do evento, Gabriel Medina, a iniciativa oferece visibilidade ao segmento de famílias agricultoras na região, “além do agronegócio para a exportação, Goiás têm 90 mil famílias de agricultores familiares que são fundamentais na produção de alimentos, principalmente de leite”, ressalta o coordenador.