Baile na Roça valoriza tradições festivas do campo

Com foco na simplicidade, ação cultural da Feira Agro Centro-Oeste Familiar terá músicas e comidas típicas

As tradições, sabores e sons do campo serão celebradas na Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2015 com a realização de um Baile na Roça. O festejo, promovido pela primeira vezna Mostra Cultural da Feira, deve reunir, nesta quarta-feira, 13, a partir das 17h, cerca de 500 pessoas no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia, para apreciar músicas populares e comidas típicas do ambiente rural. A entrada é franca.

O Baile na Roça é alusivo às raízes culturais existentes no cotidiano das famílias camponesas. A professora da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora das ações artístico-culturais na Agro Centro-Oeste Familiar, Dinalva Ribeiro, explica o objetivo da atividade. “A Agricultura Familiar tem uma forma peculiar de manifestar-se culturalmente e as festas, com músicas, comidas e bebidas típicas, é uma destas manifestações. O nosso Baile busca resgatar essa tradição”, ressalta.

Música

O público presente na festa pode conferir o som da viola de Victor Batista, que será acompanhada por violão, sanfona e percussão. O violeiro - que também é cantor, compositor e pesquisador da cultura popular - vai apresentar as modas que compõem o repertório das canções caipiras e animam as festas nas comunidades rurais.

Encontro

De acordo com Ribeiro, o festejo também é um momento de reencontro e confraternização. “Estamos na 15ª edição da Feira e muitas pessoas já estão há vários anos participando. Além disso, muitos agricultores residem em municípios, comunidades ou assentamentos distintos. É uma oportunidade para colocar a prosa em dia e festejar o reencontro proporcionado pelo evento, já que muitos só se encontram nesta ocasião”, afirma.