Feira da Agricultura Familiar impulsiona e valoriza o setor

Exposição de produtos e diversas outras atrações ocorrem na UFG até o próximo sábado

Com o objetivo de impulsionar e valorizar a comercialização e produção da agricultura familiar, começou hoje, 13, a Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2015. Em sua 13ª edição, o evento coordenado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com instituições ligadas ao segmento, recebe o público em geral, pesquisadores, estudantes e agricultores familiares de diversas regiões do país, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia.

A abertura oficial da Feira reuniu centenas de pessoas e teve a presença autoridades parceiras do evento que falaram sobre os desafios da agricultura familiar e destacaram a importância da iniciativa. Entre os presentes, o reitor da UFG, Orlando Amaral e o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Lucas Ramalho. A abertura também teve a apresentação cultural do grupo de fiandeiras Flor de Algodão, de Hidrolândia.

Em nome da comissão de organização do evento o professor da Escola de Agronomia da UFG, Gabriel Medina, deu boas-vindas e agradeceu as 25 instituições parceiras que tornaram a realização da feira possível. Medina destacou as atrações do evento, que conta com 38 expositores familiares e espera receber 20 caravanas de agricultores por dia, até o encerramento do evento, no sábado, 16. “Estamos nos consolidando como o maior evento da agricultura familiar no Centro-Oeste,” destacou.

Reitor da UFG, Orlando Amaral destacou a importância da agricultura familiar no país, responsável por 70% da produção de alimentos. Segundo ele, esse segmento cumpre papel estratégico no país e a Universidade tem na Agro Centro-Oeste, oportunidade de estreitar vínculos com a sociedade. “A convivência com os agricultores e com os parceiros nos permite aprender e alimentar nossos programas de pesquisa e extensão,” afirmou. Em nome do MDA, Lucas Ramalho destacou a importância da presença e participação de todas as instituições públicas de ensino do estado no evento.

Oportunidade

Coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Goiás, Antônio Pereira Chagas, afirmou que a Agro Centro-Oeste é uma oportunidade. “A agricultura familiar é a saída para mudar nosso modelo de produção. Mas precisamos que as políticas públicas cheguem a todos”, destacou.

Representante das cooperativas, Maria Pereira dos Santos, pediu mais união. “Vamos trabalhar juntos para conseguir conquistas cada vez maiores”. Coordenador nacional do Movimento Sem Terra (MST) em Goiânia, Valdivino de Almeida Gomes, ressaltou que a Feira é o espaço onde os trabalhadores do campo conseguem mostrar sua força de produção. Ele também pediu unidade aos movimentos do campo.

Atrações

Mel, polvilho, artesanato, frango caipira, queijo, frutas, verduras, tapetes e muito mais. Quem vier a feira vai poder visitar os estandes e adquirir esses e mais uma variedade de produtos provenientes da agricultura familiar, além de conferir seminários temáticos, apresentação de tecnologias adequadas ao segmento, Dias de Campo, mesas-redondas, Fazendinha, Ônibus-cinema, mutirão de documentação, campanha de vacinação, oficinas, cozinha experimental, praça de alimentação e Mostra Cultural.

A Agro Centro-Oeste Familiar recebe expositores membros de cooperativas e de assentamentos de reforma agrária de todo o estado e também do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.