Agro Centro-Oeste Familiar tem Dia de Campo voltado para agroecologia

Temas como bioenergia, bioconstrução, adubos verdes e compostagem serão abordados no roteiro que propõe interação e troca de experiências

A Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2015 oferece aos visitantes Dias de Campo. A ação tem uma abordagem interativa para apresentação de ações voltadas para a agricultura familiar, segmento que, hoje, é responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro.

Temas como bioenergia, recuperação de área degradada, adubos verdes, compostagem e biogás terão destaque durante a atividade que ocorre nesta sexta-feira, 15, entre 9h e 12h, na Escola de Agronomia (EA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). As atividades de Dia de Campo foram distribuídas na programação da Feira, com a expectativa de receber ao todo cerca de 500 pessoas.

O roteiro prevê um percurso de aproximadamente uma hora para cada grupo. O trajeto é realizado de ônibus e inclui paradas nas estações temáticas para apresentação e debate com os participantes. Para o professor Wilson Mozena Leandro, facilitador da ação, o momento possibilita troca de saberes entre pesquisadores e agricultores familiares.

Confira as estações do Dia de Campo:

Mecanização Agrícola e agricultura urbana: serão apresentados máquinas e implementos agrícolas ligados à agricultura familiar e soluções simples para produção de alimentos baratos e sadios em pequenas áreas pequenas, como quintais, varandas e vasos.

Bioenergia: será mostrada uma área experimental com produção de pinhão manso, que é utilizado para a produção de biodiesel. O cultivo deste produto é uma opção para a geração de renda para o agricultor familiar.

Recuperação de área degradada: os participantes terão oportunidade de conhecer Área de Proteção Permanente, próxima à represa da EA, que está em processo de recuperação com a utilização de plantas nativas do Cerrado e adubos verdes. Nesta estação, será apresentada a Apeiba, uma planta nativa do Cerrado que pode ser fonte de renda com a produção de óleo e outras aplicações.

Adubos Verdes: serão apresentados adubos verdes usados para melhorar atributos químicos, físicos e biológicos do solo.

Produção Integrada Agroecológica Sustentável: neste ponto ocorre demonstração de área de produção integrada com produção de aves em formato circular. A iniciativa visa garantir a segurança alimentar na família e geração de renda.

Compostagem: será ensinado como realizar uma boa compostagem com baixo custo de investimento e alto valor agregado. Haverá visita na compostagem empregada para recomposição da flora nativa do Cerrado na EA.

Casa Zero Emissão: nesta etapa será destacado um projeto de casa para agricultor familiar com base na Bioconstrução com o uso de alternativas para uso eficiente de energias alternativas. Está em fase de projeto e aguarda a aprovação de recursos.

Biomassa e biogás: visita a laboratório que trabalha com diferentes biomassas e resíduos agrícolas para a produção de Biogás.

Abertura

Após o Dia de Campo, na sequência do primeiro dia de programação da Feira Agro Centro-Oeste Familiar, ocorre a solenidade de abertura do evento. A partir das 13h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Campus Samambaia da UFG, haverá apresentação do Grupo de Fiandeiras “Flor de Algodão”, composto por idosas da cidade de Hidrolândia-GO. Em seguida, às 14h, ocorre a mesa de abertura com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário.