Projeto em escola rural promove oficinas de percussão e de conscientização sobre lixo

Bloco musical criado pela ação se apresentará na Feira Agro Centro-Oeste Familiar

Com a intenção de promover maior integração entre universidade e comunidade rural na Cidade de Goiás, o projeto Lixo Ritmado: agroecologia e arte se propõe a desenvolver  oficinas de percussão e agroecologia com estudantes da Escola Família Agrícola de Goiás (EFA-GO), para trazer à realidade de adolescentes do campo conhecimentos sobre cultura afro-brasileira e sustentabilidade. A proposta visa a formação de agentes culturais locais para dar continuidade às ações nas comunidades assentadas.

Uma das perspectivas do projeto, coordenado pelo professor do curso de Direito da Regional Cidade de Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG), Cleuton Cesar Ripol de Freitas, é a de concretização de um bloco de percussão, o EFA – tambores, formado pelos alunos para realizar apresentações em eventos. O bloco foi lançado no 3º Festival da Juventude Rural em Brasília e será uma das atrações da Feira Agro Centro-Oeste Familiar, amanhã, 15, às 10h, que ocorre em Goiânia, no Centro de Eventos da UFG, localizado no Câmpus Samambaia, até o próximo sábado, 16. O grupo tem a participação dos professores Chuluca, do Grupo Meninos de Angola, e Gustavio Pinheiro, do Centro de Capoeira Angola Ouro Verde.

A iniciativa também procura sensibilizar os estudantes oriundos de famílias campesinas sobre a questão do lixo, a partir do levantamento das políticas públicas para gestão do lixo existentes nas comunidades rurais e da discussão sobre soluções para a problemática dos descartes de resíduos nos assentamentos. Como parte do projeto, serão realizadas oficinas para reaproveitamento de materiais recicláveis, que serão utilizados na confecção de instrumentos musicais, artesanatos e utensílios rurais e domésticos, sob a orientação do agrônomo e membro da banda Vidas Secas Tiago Verano.

Educação para o campo

A Escola Família Agrícola (EFA) de Goiás foi inaugurada em 1994, para atender as necessidades dos assentados e pequenos proprietários de terra e proporcionar aos seus filhos uma educação que responda aos interesses e desafios desses agricultores que lutam pela permanência na terra. Localizada no sítio Paciência, a sete quilômetros do município de Goiás, a escola atende 29 adolescentes que habitam as proximidades da região. A instituição oferece educação gratuita do Ensino Médio integrado ao Técnico com Habilitação em Agropecuária. A proposta pedagógica proporciona, além da formação integral em aspectos sociais, éticos, políticos e econômicos, a qualificação profissional para oportunizar melhor qualidade de vida aos jovens e suas famílias.