Ministro do Esporte inaugura pista de atletismo na UFG

Estrutura foi projetada para obter certificação internacional e vai integrar Rede Nacional de Treinamento de Atletismo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugura nesta sexta-feira, 22/05, a Pista de Atletismo da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), às 15h30, com a presença do ministro do Esporte, George Hilton. A pista tem oito raias e foi projetada para obter certificação classe 2 da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). A obra, que recebeu financiamento de R$ 8,6 milhões do Ministério do Esporte, vai integrar a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo.

Com a inauguração, a UFG pretende formar uma equipe de atletismo da Universidade e apoiar outras equipes. Segundo a diretora da FEFD, Anegleyce Teodoro Rodrigues, a estrutura também funcionará como sede de treinamentos e competições da Federação Goiana do Desporto Escolar, da Federação Goiana dos Desportos Universitários, da Federação Goiana de Atletismo, além de atender ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Militar e ao Exército. “A pista também estará disponível para a realização de eventos nacionais pela Confederação Brasileira de Atletismo e para servir como local de pré-treinamento para os Jogos Olímpicos”, completou.

Rede Nacional de Treinamento

O Ministério do Esporte está constituindo em todo o país a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo. A organização abarca construção, reforma, equipagem e operação das pistas e tem a direção técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e suas federações estaduais, além da colaboração das faculdades de educação física espalhadas pelo Brasil.

A Rede é um dos principais projetos de legado dos Jogos Olímpicos de 2016 para a infraestrutura do esporte brasileiro. A estruturação da Rede Nacional contempla instalações de diversos padrões e modalidades, com ações que se distribuem desde a descoberta de talentos até a especialização no treinamento dos atletas das seleções. A organização também propicia aprimoramento e intercâmbio para técnicos, árbitros, gestores e outros profissionais do esporte.

Eventos simultâneos

Além da inauguração da nova pista de atletismo, também será entregue a reforma da piscina da FEFD e realizado o 1º Torneio UFG de Atletismo. Mais de 100 atletas competirão nas categorias mirim e menor, além de alunos da FEFD que irão concorrer na categoria adulto. "A pista terá uma dupla função para o fortalecimento do atletismo em Goiás. Será útil tanto para a iniciação quanto para o treinamento de atletas", destaca a professora Florence Faganello Gemente.

O presidente da Federação Goiana de Atletismo, Genivaldo Caixeta, comemora a inauguração da pista “É imensurável o valor deste implemento para o atletismo. A UFG sempre ofereceu abertura para a realização dos campeonatos e demais atividades da federação. Acreditamos que esses novo espaço irá incrementar ainda mais as ações de atletismo no estado", destacou. A utilização da pista será permitida para comunidade interna e externa a UFG mediante agendamento e adequação as normas de uso do espaço.