Projeto 'Curto-Circuito' debate danças urbanas, em Manaus

Data: 30/05/2015

Fonte/Veículo: Site D24am

Link direto da notícia: http://new.d24am.com/plus/artes-shows/projeto-curto-circuito-debate-dancas-urbanas-manaus/134726

Terceira etapa do projeto de residências artísticas passará por Manaus, na próxima semana

sábado 30 de maio de 2015 - 8:30 AM

Da Redação

Promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o projeto visa interligar diferentes experiências na área da dança, realizadas em diversas localidades do Brasil.Foto: Claudia Baartsch/Divulgação

Manaus - Interligar diferentes experiências na área da dança, realizadas em diversas localidades do País — inclusive Manaus, a partir da próxima semana. Isso é o que promoverá o projeto ‘Curto-Circuito’, promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville e representado pelo professor Rafael Guarato.

Dançarino, pesquisador em Dança, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor do livro ‘Dança de Rua: corpos para além do movimento’, ele virá à capital do Amazonas para tratar de um gênero específico: Danças Urbanas. A programação começará na próxima segunda-feira (1º) e seguirá até domingo (7).

De acordo com Guarato, durante os encontros serão debatidos e estudados, intercalando teoria e prática, questões como: palco, rua, cenário, figurino, trilha sonora, elenco, iluminação e proposta cênica, além de questões relativas ao mercado da dança.

A programação desta etapa do projeto terá, também, uma conversa colaborativa sobre ‘Processo de Criação Coreográfica e Mercado de Trabalho’, que será conduzida pela pesquisadora e coordenadora do projeto ‘Curto-Circuito’, Sigrid Nora, e contará com a participação de professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A atividade será realizada no dia 6 de junho, das 14h às 16h, no Casarão de Ideias.

A etapa manauara do ‘Curto-Circuito’ tem apoio do Casarão de Ideias e será realizada na sede da instituição, com um total de 60 horas de atividades e 25 vagas. O público-alvo são coreógrafos, intérpretes-criadores, bailarinos, estudantes, professores e pesquisadores em dança. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.festivaldedanca.com.br, até o dia 31 de maio de 2015.

Próximos passos
Duas residências do projeto já foram realizadas, em Itajaí (SC), com o professor Rafael Guarato, e em Campo Grande (MS), com o coreógrafo Caio Nunes. No total, o projeto envolve a realização de dez residências voltadas para os processos de criação em Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Jazz, Sapateado, Danças Populares e Balé Neoclássico, sendo duas delas em cada uma das cidades selecionadas: Itajaí - SC (Região Sul), Paulínia - SP (Região Sudeste), Campo Grande - MS (Região Centro-Oeste), Fortaleza - CE (Região Nordeste) e Manaus - AM (Região Norte).

As três próximas residências já estão agendadas: de 22 a 28 de junho, em Fortaleza (CE), no gênero Sapateado, com o professor Steven Harper; de 28 de junho a 5 de julho, em Paulínia (SP), no gênero Dança Contemporânea, com o coreógrafo Luis Ferron; e de 6 a 12 de julho, em Campo Grande (MS), no gênero Neoclássico, com o professor Ricardo Scheir.

O ‘Curto-Circuito’ é promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville e o Itaú Cultural, com o apoio do Ministério da Cultura.

Serviço
O quê: Residência em Processos de Criação em Dança - ‘Curto-Circuito’ (gênero Danças Urbanas), com Rafael Guarato
Quando: De 1º a 7 de junho
Quanto: Inscrições gratuitas, pelo site www.festivaldedanca.com.br