Goiânia participa de mapeamento da dança realizado pelo Ministério da Cultura

Nessa primeira etapa, indivíduos, grupos e instituições de dança estão sendo mapeados e pesquisados em oito capitais brasileiras

A Universidade Federal de Goiás (UFG) integra rede de pesquisa que realizará o mapeamento da dança no Brasil. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e visa construir um panorama da dança, abordando aspectos de dimensão social, econômica e artística da área. A primeira etapa da pesquisa inclui oito capitais do país: Belém, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa busca identificar indivíduos, grupos e instituições que atuam nas áreas de formação e produção artística.

A pesquisa é desenvolvida por uma rede composta por pesquisadores de nove universidades, incluindo a UFG. A constituição dessa rede nacional assegura uma colaboração acadêmica e um olhar especializado sobre o conhecimento a ser gerado, com a atuação de pesquisadores experientes e outros em processo de formação. O estudo tem duração até o mês de agosto.

Resultados

Os resultados da pesquisa ficarão disponíveis em um banco de dados público. Além disso, será produzida uma publicação digital com um diagnóstico sobre a formação e a produção em dança nas capitais brasileiras, levando em consideração os diferentes modos de organização, processos e configurações da dança no país.