Adolescente em conflito com a lei é tema de evento na UFG

Encontro busca aprofundar o debate sobre as necessidades e possibilidades do sistema socioeducativo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promove encontro para discutir o Sistema Socioeducativo em Goiás. A iniciativa é promovida pelo Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão do Adolescente (Cepea) e ocorre em momento em que a redução da maioridade penal é discutida no Congresso Nacional, bem como ganham evidência temas como a eficácia das medidas de socioeducação. A programação prossegue até às 18h de hoje, 19, na Faculdade de Direito, localizada no Câmpus Colemar Natal e Silva.

O evento reúne representantes dos governos federal, estadual e municipal, bem como do Poder Judiciário e do Legislativo. Participam também 200 trabalhadores do sistema socioeducativo goiano, que atuam em aplicação de medidas socioeducativas no meio aberto e no meio fechado. Desafios da ressocialização, perspectivas, teoria e prática da socioeducação são temáticas discutidas no evento.

Além de conferências e mesas redondas, a programação do evento incluiu a oficina de utilização de peças de Lego em atividades de robótica e psicologia com adolescentes e também apresentação de trabalhos e relatos de experiências. Entre os destaques da programação está o debate “Socioeducação x Redução da Maioridade Penal”. Nesta atividade, participam representantes do governo federal, Ministério Público do Estado de Goiás e Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua.

Cepea

O Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão do Adolescente foi criado em 2010 e já atendeu 450 profissionais do sistema socioeducativo e busca fortalecer atividades voltadas para menores infratores em consonância com os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, em contraponto a implementação de medidas punitivas contra jovens e adolescentes.