Congresso da Abrasco vai reunir mais de 5 mil pessoas na UFG

Cerimônia de abertura terá a presença dos ministros da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação 

Mais de cinco mil pesquisadores, profissionais e estudantes vão discutir os caminhos da Saúde no Brasil, durante 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A abertura oficial do evento será na terça-feira (28), no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e já tem como confirmadas a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, entre outras autoridades.

Durante o Abrascão, que vai até o dia 1 de agosto, milhares de trabalhos serão apresentados no Câmpus Samambaia, sede do evento. A programação inclui também mesas-redondas, palestras e conferências com especialistas nacionais e internacionais. Temas como doenças crônicas não transmissíveis, financeirização da saúde, Programa Mais Médicos, câncer, saúde mental, entre outros, serão debatidos em palestras e comunicações orais. Além disso, o congresso conta com uma programação cultural e terá a Tenda Oraida Abreu, que vai abrigar atividades de movimentos sociais, que praticam e refletem sobre a saúde na perspectiva coletiva.  

O tema desta edição é Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal. Segundo o presidente da Abrasco, Luis Eugenio de Souza, o assunto foi escolhido para reafirmar a compreensão de que a saúde para todos só é alcançável em uma sociedade economicamente desenvolvida e socialmente democrática. “Nesse momento, em que o país atravessa uma crise econômica e as políticas sociais são alvos de cortes orçamentários, é fundamental discutir estratégias que permitam a melhoria da saúde das pessoas com a retomada do crescimento e da redistribuição da renda, com o aprofundamento das conquistas democráticas e com a expansão do acesso e a melhoria da qualidade da atenção à saúde”, afirma.

Na visão de Elias Rassi Neto, professor da UFG e presidente do Congresso, o Abrascão além de ser um dos mais importantes fóruns científicos da área em todo o mundo, desempenha um importante papel para o Brasil. “Os fóruns da Abrasco têm capacidade de influenciar decididamente os rumos das políticas de saúde. Acredito que nesta edição do Abrascão, que ocorre às vésperas da 15ª Conferência Nacional de Saúde, o evento ganha uma dimensão ainda maior”, destaca.