Melhoramento genético de plantas é tema de congresso nacional em Goiânia

Com programação até o próximo dia 06, evento discute temas como agricultura sustentável, produção de biomassa e preservação de espécies nativas

Será possível aumentar a produção de alimentos para uma população crescente sem desmatar? A saída, segundo pesquisadores da área, é o melhoramento genético, que torna a produção mais eficiente. Para discutir o assunto, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Associação Brasileira de Melhoramentos de Plantas promovem a oitava edição do Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, que retorna à capital goiana, de 3 a 6 de agosto, no Centro de Convenções. Mais de 700 trabalhos já foram inscritos e a expectativa é de que o congresso reúna mais de 1.500 pessoas.

O evento traz grandes conferencistas à Goiânia, entre eles o israelense Abraham Blum, que ministrará sobre o desenvolvimento de plantas tolerantes às mudanças climáticas. Além disso, agricultura sustentável, produção de biomassa, resistência a doenças e pragas e preservação de espécies nativas estão entre os assuntos que serão debatidos por professores, estudantes, profissionais, produtores e representantes de empresas privadas e instituições públicas.

Segundo o presidente do Congresso e professor da UFG, Edward Madureira Brasil, a aplicação genética para o desenvolvimento de novas plantas é considerada como o futuro da agricultura e uma garantia da soberania nacional. O Brasil ocupa posição de destaque nas pesquisas dentro dessa temática e, de acordo com o professor, o Centro-Oeste é uma região estratégica, com grande potencial para garantir a produção de alimentos para o mundo.

Durante o Congresso também ocorrerá a cerimônia de entrega do “Prêmio Professor Ernesto Paterniani”, dedicado ao profissional brasileiro que mais tenha se destacado na área de melhoramento genético de plantas. Essa edição do prêmio vai homenagear o professor Roland Vencovsky, da Universidade de São Paulo.