Nanotecnologia é empregada em benefício do meio ambiente

Procedimento já utilizado em fármacos é aplicado para remoção de poluentes do solo e da água

Medidas para reduzir os índices de poluição no planeta estão em pauta na atualidade. Formas de diminuir os danos já causados também são adotadas. Ao pesquisar componentes para fabricação de medicamentos com nanopartículas, pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG) trabalhou em nova aplicação para material que, ao reagir com luz ultravioleta, é capaz de remover poluentes da água e do solo.

Os resultados encontrados são importantes para processos remoção de substâncias tóxicas do meio ambiente, principalmente em desastres e em áreas contaminadas com resíduos da indústria farmacêutica e de pesticidas. A tecnologia tem ainda potencial para aplicações na área farmacêutica, clínica e diagnóstica. O estudo foi desenvolvido no ano passado nos Estados Unidos no Massachusets Instute of Technology (MIT) com a participação dos pesquisadores Ferdinand Brandl, Nicolas Bertrand e da professora Eliana Lima da Faculdade de Farmácia da UFG, que trabalharam no laboratório do professor Robert Langer, no Koch Institute for Integrative Cancer Research do MIT.

Nature Communications

No dia 21 de julho, o artigo referente à pesquisa foi publicado na revista científica Nature Comunniations que é uma das mais lidas na comunidade científica internacional. Nas primeiras 48 horas após a publicação online do artigo, ele foi acessado mais de 1700 vezes, replicado em cinco dos maiores sites de divulgação científica do mundo e compartilhado em contas de redes sociais de diversos países ao redor do planeta.

Fonte: Ascom UFG