Projeto de saúde realiza ação em lixão de Aparecida de Goiânia

Cerca de 800 pessoas serão atendidas na ação que oferece exames e iniciativas de prevenção

A Universidade Federal de Goiás (UFG) apoia a iniciativa da Liga Acadêmica de Educação em Saúde (Laes) que, no próximo dia 29, vai desenvolver ações de cuidado à saúde no lixão de Aparecida de Goiânia, no Vale do Sol. Serão realizados exames psíquicos, oftalmológicos, de diabetes, de HIV, de sífilis, da mama e de hepatites B e C. Além disso, serão realizadas aferição de pressão e avaliação de atividade física, altura, peso e massa corporal.  A ação também terá espaço para vacinação e prevenção de doenças como tabagismo, alcoolismo, câncer de mama, próstata e cólon do útero.

A expectativa é de ter a adesão de cerca de 800 beneficiados. A Liga Acadêmica é composta por estudantes da área de saúde da Universidade e, entre outras ações, procura desenvolver integração a comunidade acadêmica e organizações da sociedade civil para ajudar minorias sociais, com foco em moradores de rua. Para atender a população do Setor Vale do Sol, os estudantes têm a parceria do Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Agravos Infecciosos com ênfase nas Hepatites Virais (Necaih - UFG) e a Associação do Tio Clebalto que solicitaram auxílio em saúde no local. As prefeituras de Goiânia e de Aparecida de Goiânia e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) também são parceiros.

Para José Augusto, integrante do projeto o mais importante é iniciar uma experiência de integração acadêmica com a comunidade. “Buscamos estimular a adoção de abordagens mais participativas, dialogadas e de acolhimento”, afirmou. Segundo o professor Marcos André de Matos, coordenador do Espaço Saúde UFG Mais, aspectos relacionados à cidadania e resgate de dignidade também são objetivos da ação. “Não se trata de uma ação meramente assistencialista, mas uma troca de saberes e afeto”.

Ações

A Laes foi criada em 2014, já realizou diversas ações de solidariedade. A Liga Acadêmica realizou a primeira campanha de doação de sangue na Universidade, que deu origem a um projeto periódico de doação de sangue e, com isso, recebeu o certificado de “Amiga do Hemocentro”. Outra ação importante foi o “Trote Solidário”, realizado no início de 2015, que arrecadou, aproximadamente, 120 bolsas de sangue e 150 quilos de alimentos. Os mantimentos foram utilizados para fazer marmitas e distribuí-las semanalmente, todas as terças e domingos, aos moradores de rua.