Conforto térmico em feiras livres de Goiânia é avaliado por pesquisa da UFG

Temperatura da Feira Hippie já atingiu 42ºC

Ainda são poucas as informações sobre questões climáticas em Goiânia, tendo isso em vista, pesquisadoras da Universidade Federal de Goiás (UFG) verificaram como é o conforto térmico de feiras livres da Capital, em diferentes épocas do ano. A pesquisa colheu dados entre 2013 e 2014, na feira Hippie e no Mercado Aberto.

Goiânia é reconhecida pelas feiras livres que possui e apresenta uma condição climática ao longo do ano com temperaturas elevadas em determinados momentos. A coordenadora da pesquisa, Gislaine Cristina Luiz, explica que a temperatura do ar, associada à umidade relativa do ar, exerce influência sobre o comportamento humano, por isso, decidiram avaliar em um mesmo período se há alguma diferença no índice de conforto térmico nesses ambientes.

A partir da análise da temperatura e umidade do ar foi possível verificar com a pesquisa quais são os momentos em que se pode ter, em ambas as feiras, condições que permitam que comerciantes e frequentadores tenham sensação de conforto ou desconforto. A graduanda Késia Christina, responsável pela verificação dos dados das feiras, ressaltou que, na maior parte do tempo, o nível de desconforto térmico nas feiras era elevado.

A pesquisa identificou que na Feira Hippie o desconforto para o calor ocorre na maior parte do tempo, inclusive, às 8h, o local já causa esse desconforto. Na feira a temperatura chegou a atingir 42º C. Já no Mercado Aberto, as pesquisadoras identificaram que no início da manhã, nos meses de junho e julho, há um conforto, e em alguns horários há um desconforto para o frio. A coordenadora da pesquisa ressaltou que nas duas feiras, no mês de setembro e outubro, há um desconforto térmico já efetivado ao longo do dia