UFG capacita profissionais do sistema socioeducativo

Formação continuada integra projeto da Escola Nacional de Socioeducação

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Adolescente (Cepea) da Faculdade de Educação (FE), é a primeira instituição a oferecer cursos de formação continuada aos profissionais que atuam no atendimento a adolescentes em conflito com a lei de acordo com os parâmetros da Escola Nacional de Socioeducação. Esta ação, financiada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), já contemplou 50 trabalhadores do sistema socioeducativo de Goiânia em 2015. No segundo semestre do ano ocorre a próxima etapa, com a promoção de cursos em outras cinco cidades do interior de Goiás, nas quais se localizam as dez unidades de internação para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio fechado: Anápolis, Formosa, Goiânia, Itumbiara, Porangatu e Luziânia.

A proposta é promover a formação dos profissionais do sistema socioeducativo, com o desenvolvimento de concepções teóricas, conceituais e metodológicas que assegurem os direitos dos adolescentes em conflito com a lei, em conformidade com o Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA) e o Sistema Nacional de Socioeducação (Sinase). Com isso, o curso visa o fortalecimento das políticas de atendimento aos adolescentes infratores e a efetivação de práticas profissionais que se pautem sobre esses direitos. As atividades são ministradas por professores da UFG e de outras instituições com a participação do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Ministério Público e Juizados da Infância e Juventude dos municípios envolvidos.

O Cepea também oferece curso de formação para profissionais da região metropolitana de Goiânia responsáveis pelo atendimento de menores infratores em meio aberto. Esse segundo projeto é financiado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt), do Ministério da Educação, e está capacitando 100 trabalhadores em 2015. Ao final de ambos os cursos, os participantes apresentam propostas de intervenção para os espaços onde atuam.

Segundo a coordenadora do Cepea, Geisa Mozzer, as ações atingem diretamente os 420 adolescentes com restrição de liberdade e os mais de 700 do meio aberto, acompanhados pelos Centros de Referência em Assistência Social (Creas). Ela acredita que os cursos vêm suprir a falta de formação específica na área no entendimento das questões jurídicas e legais das medidas socioeducativas, mas também dos aspectos psicológicos, antropológicos e sociais que envolvem esses adolescentes. "É interessante porque os profissionais modificam a percepção sobre os adolescentes e passam a entendê-los de forma mais completa, ao considerar que estão em processo de desenvolvimento, além de ficarem com mais esperança de contribuir para que esses menores projetem um novo curso de vida”, afirma.

Cepea

O Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Adolescente (Cepea) é um espaço da UFG para o desenvolvimento de atividades multidisciplinares coordenadas por professores da instituição e voltadas para a formação cultural, educacional e cidadã do adolescente. Além dos cursos de formação para profissionais do sistema socioeducativo, o órgão oferece atendimento psicoterapêutico a adolescentes de toda comunidade e recebe encaminhamentos dos Creas, Conselho Tutelar e Juizado da Infância e da Juventude para acompanhamento de menores infratores. O Cepea também desenvolve iniciativas de extensão, como o cursinho popular, oferecido para alunos de baixa renda como preparatório para o Enem, além de ser um campo de pesquisa e estágio no âmbito acadêmico.